Idoso e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNINOVE















“RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E FAMÍLIA: ENCONTROS E DESENCONTROS”













SÃO PAULO, 09 DE MAIO DE 2007


INTRODUÇÃO:

No Brasil, a preocupação com os aspectos demográficos do envelhecimento de sua população é relativamente recente, e já expressa evidentes preocupações no que se refere a gastosprevidenciários, utilização dos serviços de saúde, aposentadorias, sempre com intuito de que uma maior longevidade requer condições de saúde.
Conforme estudos realizados entre 1960 e 1980, observou-se no Brasil uma queda de 33% na fecundidade. A diminuição no ritmo de nascimento resulta, em médio prazo, no incremento proporcional da população idosa. Nunca antes na história da humanidade os paíseshaviam registrado um contingente tão elevado de idosos em suas populações.
Diante deste cenário a cerca da população idosa na atualidade, é necessário que os profissionais da área da saúde, juntamente com a família do idoso, preocupem-se em contribuir de forma qualitativa no atendimento a este indivíduo, reformulando uma proposta de acesso aos serviços de saúde mais humanizada e de grandefuncionalidade. É de extrema importância esclarecer o papel que o idoso desempenha na sociedade e elucidar o processo pelo qual o envelhecimento se coloca diante de uma discussão que vem ganhando apoio, espaço e expressão.
Existe uma série de fatores que interferem na permanência dos idosos junto aos seus familiares, com o agravamento da pobreza, os conflitos geracionais, a intensidade dos laçosfamiliares no decorrer de suas vidas, a saída dos membros da família para o mercado de trabalho e o aparecimento e/ ou agravamento de determinadas patologias que geram certo grau de dependência, assim como o rompimento de laços afetivos.
Alguns autores defendem a idéia de que é fundamental a presença da pessoa idosa na família e na sociedade, já que a mesma participa de forma construtiva no ambiente emque vive.
Mas a realidade nos dias de hoje, no que se refere ao idoso, ainda esta distante do ideal. Os relacionamentos afetivos estão cada vez mais complexos e comprometedores com as necessidades individuais de cada um, os cuidadores, que muitas vezes eram mulheres, hoje já não se encontram totalmente disponíveis no domicílio, devido ao aumento considerável da necessidade de trabalhar paraajudar, ou mesmo em muitos casos, sustentar seus lares.

Muitas vezes idoso acaba absorvendo direta ou indiretamente esta situação, principalmente as decorrentes de ordem financeira e social, pois alguns se encontram incapacitados para permanecerem sozinhos e necessitam de cuidados especiais e contínuos. “ Nos últimos tempos, o que vem contribuindo intensamente para isso é a dificuldade no convívioentre gerações e a sociedade, pois diante da acelerada industrialização, da nuclealização crescente da família e de salário insuficientes para mantê-la, a classe trabalhadora vê-se impossibilitada de abrigar seus idosos.”
Podemos dizer que a dificuldade de cuidar de um idoso por algumas famílias deve-se também ao fato da diversidade cultural existente e fatores como sexo, e origem étnica. Nestesentido,”a velhice é dada pelo contexto social,cultural e histórico de uma sociedade”.
A diversidade cultural presente em nossa sociedade despertou nossa curiosidade e impulsionou a realização desta pesquisa em uma instituição asilar,buscando analisar e compreender melhor a justificativa desta transformação,esta procura constante do idoso e da família em adaptar-se ao novo lar,com a visão deque a institucionalização será a melhor solução para ambos os lados, principalmente na última década. Será mesmo esta a alternativa mais viável para o momento?
Mediante ao descrito, o presente estudo buscou encontrar resposta para a seguinte questão de pesquisa: Quais são os fatores e/ou alterações que ocorrem no cotidiano do contexto familiar que propicia a institucionalização do idoso?
O...
tracking img