Ideologia familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No terceiro milênio a humanidade experimenta os efeitos deletérios de um colapso ético-religioso que acometeu este século, só comparável ao das sociedades de Sodoma e Gomorra, das histórias do Gênesis Bíblico. O convite insidioso dos meios de comunicação de massa, a licenciosidade e a permissividade em nome da “liberdade de expressão” tem contribuído de modo inexorável para oestabelecimento do “caos social” no seio da família.
São evidentes as tentativas ousadas de desacreditá-la perante a opinião pública, insinuando outros tipos de relações alternativas em substituição àquelas que constituem os pilares da arquitetura familiar, quais sejam, a relação marital entre o homem e a mulher, a relação paternal e a relação filial, que lhe dão identidade própria como organizaçãodivinamente planejada para ser bem sucedida.
A mídia, em particular, tem sido um veículo de disseminação voraz de mensagens contrárias a manutenção da instituição familiar. As telenovelas são o clássico exemplo disso, onde a exaltação à rebeldia aos princípios de moralidade universal é o tema predileto. O assédio sexual, a infidelidade conjugal, o desrespeito à hierarquia familiar, a opção pelo“terceiro sexo” e a promiscuidade sexual, são algumas dessas mensagens, apresentadas de forma sutilmente dissimulada como “novos valores” a serem aceitos, sob o pretexto da “liberalidade consentida” numa sociedade livre e democrática. A “esterilidade” dos princípios e valores da família é, indubitavelmente, a seqüela mais patológica da síndrome que está enfermando o tecido social.
Na sociedade moderna o“culto à individualidade” tem reforçado o comportamento egoísta e auto-suficiente do homem “cibernético”, que busca desenfreadamente satisfazer os seus desejos e instintos naturais, chegando a se tornar deliberadamente indiferente aos princípios básicos da sua racionalidade. Às vezes, fazendo crer como verdadeira a famigerada tese ateísta que proclama “o homem como um fim em si mesmo”. Na realidadeao discutirmos as questões sociais de maior relevância nos dias atuais, somos unânimes em considerar a necessidade de combater de modo eficaz as chagas que vilipendiam a dignidade e os direitos humanos, como a miséria, a fome, a corrupção, a violência, só para citar algumas, sem nos darmos conta, muitas vezes, que estamos tratando tão somente dos efeitos dessa doença social e não da sua causa,como seria de esperar para quem deseja solução definitiva no tratamento.

O APARELHO IDEOLÓGICO DA FAMÍLIA
A família é a primeira instituição com que uma pessoa entra em contato sem sua vida, e ela a acompanha, duma maneira ou outra, até sua morte, direta ou indiretamente.
A família é um aparelho ideológico que recebe grande influência do modo de produção em que está inserida. As relações básicasde uma sociedade irão influenciar, direta ou indiretamente a estrutura familiar.
Há duas práticas educativas básicas: a condicionadora, que forma para a dominação; e a dialogal, que forma para a liberdade. Ao avaliarmos nossas famílias percebemos que elas reproduzem relações de poder da sociedade em que vivem. Assim, na maioria das famílias cabe ao marido e pai o máximo de autoridade. Da mulherse espera a submissão ao marido e dentro de casa ela exerce relativo poder sobre os filhos. Mesmo entre os filhos se estabelece uma hierarquia de poder: o mais velho manda no mais novo, e o filho homem manda na filha mulher. São exemplos claros de relações de dominação que se estabelecem por dois critérios:
1) da idade, onde quem é mais velho, pode e sabe mais; no entanto é inadequado dizer isso,pois todo saber é uma experiência e não há saber maior ou menor, melhor ou pior, há sim saberes diferente. Os jovens, apesar de tudo, também têm saberes que tem fundamentos e lógica.
2) gênero, onde o homem manda mais que a mulher, no entanto essa afirmação vem sendo deixada de lado, pois hoje em dia, os homens vêm compreendendo que a colaboração da mulher é de fundamental importância para...
tracking img