Identificacao de proteinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 Introdução 2

2 Objetivo 3

3 Metodologia 4

3.1 Materiais 4

3.2 Procedimentos e Resultados 4

3.2.1 Reação de Biureto 4

3.2.2 Reação de Ninhidrina 4

3.2.3 Reações de Sakaguschi 5

3.2.4 Reação de Aminoácidos Sulfurados 5

4 Perguntas e Respostas 6

5 Conclusão 7

6 Referência bibliográficas 7










Introdução

Asproteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células. E para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas (LEHNINGER,1984). As proteínas são os polímeros estruturais e funcionais primários dos sistemas vivos. Apresentam uma ampla gama de atividades, que incluem a catálise de reações metabólicas e o transporte de vitaminas, minerais, oxigênio e substâncias combustíveis. Algumas delas compõem a estrutura dos tecidos, enquanto outras atuam na transmissão nervosa, na construção muscular e na mobilidade da célula. Há outras, ainda, que atuam na coagulação sanguínea, que atuam nas defesas imunológicas ou como hormônios e moléculas reguladoras (DOMINICZAC BAYNES, 2006).

As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos possuem funções catalítica,enzimática, transporte, defesa e hormonal. Segundo Lehninger (2006), essas macromoléculas são dinâmicas cujas funções quase invariavelmente dependem de interações com outras moléculas, e essas interações são afetadas de maneira fisiologicamente importante por alterações algumas vezes sutis outras drásticas na conformação das proteínas.Referências: http://pt.scribd.com/doc/49615829/FUNCAO-DAS-PROTEINAS
                  LEHNINGER, A. L, Princípios de Bioquímica, Editora Sarvier, São Paulo, 1984.

Objetivo

O relatório tem por objetivo encontrar através da mistura de substâncias químicas, cores diferenciadas através de diferentes reações das proteínas.



Metodologia

Na aula de laboratório foram feitos oito procedimentos químicos em quatro  a proteína foisubstituída por água destilada.


1 Materiais

Os seguintes materiais foram utilizados nos ensaios:

➢ Lamparina, fósforos, álcool;

➢ Pipeta;

➢ Seringa;

➢ Tubos de ensaio;

➢ Soluções: Proteína, Água, Ninhidrina, Sufato de Cobre, Alfa Naftol, Hipoclorito de Sodio, Acetato de Chumbo.


2 Procedimentos e Resultados


1 Reação deBiureto

Foram separados dois tubos de ensaios, no primeiro tubo foi colocado com a seringa 1 ml de solução de proteína que equivale a 10 gotas,  mais 5 gotas da solução NaOH 2,5 N e 3 gotas de Sulfato de Cobre 1%, de imediato deu-se uma coloração roxo.

 No segundo tubo de ensaio foi adicionado com uma seringa 1 ml, que equivale a 10 gotas de água destilada mais 5 gotas desolução NaOH 2,5 N e mais 3 gotas de Sulfato de Cobre 1% que formou uma coloração azul. 


2 Reação de Ninhidrina

Foram separados dois tubos de ensaio, no primeiro foi pipetado 2 ml da solução ninhidrina, mais 5 gotas de Proteína, após ferver por dois minutos sua coloração ficou marrom.

No segundo tubo de ensaio foi pipetado 2 ml de solução ninhidrina, 5 gotas de água destilada,depois de ferver  por dois minutos a coloração que se destaca é cinza.


3  Reações de Sakaguschi

Foram separados dois tubos de ensaio, no primeiro tubo foi inserido com a seringa 1 ml que equivale a 10 gotas de proteínas, mais 10 gotas da solução NaHO 2,5 N, 3 gotas da solução de Alfa Naftol com a seringa adicionamos 1ml de Hipoclorito de Sódio deu-se uma coloração amarelada.

Nosegundo tubo de ensaio com uma seringa adicionamos 1 ml de água destilada, mais 10 gotas  de solução de NaHO  2,5 N e 3 gotas de Alfanaftol mais 1 ml de Hipoclorito de sódio. Logo deu-se uma coloração castanho claro.


4  Reação de Aminoácidos Sulfurados 

Foram separados dois tubos de ensaio no primeiro tubo com uma seringa adicionamos 1ml de solução de proteína e mais 40 gotas...
tracking img