Identidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Identidade Social

As teorias das relações intergrupos representam, na historia da Psicologia Social, uma deslocação do interesse por objetos de análise microssocial para objetos de análise maismacrossocial, como as interações sociais ou simbólicas entre grupos sociais. As relações intergrupais acontecem sempre que membros individuais de um grupo interagir coletivamente ou individualmente commembros de outro grupo em termos de sua identificação grupal.
Receber uma identidade é um fenômeno que deriva da dialética entre o individuo e a sociedade, a noção de identidade estabelece umaligação entre o psicológico e o sociológico. O modelo da escola de Bristol foi o primeiro a colocar a identidade social como centro da análise das relações intergrupos. Segundo esse modelo a identidadesocial refere-se a um envolvimento emocional e cognitivo dos indivíduos no seu grupo de pertença, e às conseqüentes expressões comportamentais desse envolvimento no quadro da relação intergrupos. De acordocom a concepção da Escola de Genebra sobre a identidade social, a categorização é mediada pelo conjunto de representações sociais sobre o próprio grupo, sobre o outro grupo e sobre as relações entreeles.
A teoria das representações sociais vem sido construída a partir do questionamento das teorias que ignoram que os indivíduos pensam, ou que ignoram o peso do pensamento dos indivíduos naconstituição da sociedade. Simultaneamente, a partir do questionamento das teorias que ignoram o contexto social no qual os indivíduos pensam e o peso desse contexto na construção do pensamento. Moscoviciconceituou a representação social, fundamentando-a a partir de duas perspectivas. Na primeira, as representações são o reflexo interno de uma realidade externa, reprodução conforme o espíritointerpreta do que se encontra fora do espírito. Na outra perspectiva, considera-se que não há corte entre o universo interior e o universo exterior do indivíduo, que o sujeito e o objeto não são...
tracking img