Identidade - Resumo dos textos de Stuart Hall e Conceito de Identidade do Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva.

2008 palavras 9 páginas
Identidade
Resumo dos textos de Stuart Hall
Por muito tempo, as velhas identidades estabilizaram o mundo social, com o surgimento de novas e revolucionárias ideias, essas identidades, onde o centro essencial do “eu” era a identidade de uma pessoa, onde a identidade era definida biologicamente, entrou em declino, descobre-se que a questão da identidade é muito mais complexa e ambígua. A identidade, a partir da era pós-moderna passa a ser discutida como uma coisa mais heterogênea e plural, fragmentou-se a ideia do homem estável, centrado, unificado, dotado das capacidades de razão. Percebeu que o homem em sua essência não era autônomo, nem auto-suficiente, mas sim, era formado pelo meio que vive, influenciado pelas diversidades culturais. A identidade do homem passa a ser definida historicamente.
Com essa mudança de pensamento surge a expressão “crise de identidade”, que nada mais é que o homem descontente com sua falta de identidade ou de sua abrangente fonte de formação, e persegue então sua própria identidade e questiona para onde está indo. A globalização é determinante nesse processo de mudança, a identidade cultural, principalmente, sobre impacto, a identidade não depende mais, somente, de sua terra natal. As sociedades modernas, por definição, passam a ser sociedades de mudanças constante, rápida e permanente. Hoje já não se pode dizer sou assim, ou minha identidade é essa, pois as influências de hoje, não serão a de amanhã.

Conceito de Identidade
In: Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed. Contexto – São Paulo; 2006

“IDENTIDADE

Com o surgimento dos debates em torno da pós-modernidade e do multiculturalismo, no final do século xx, o tema das identidades veio à tona na História. Na verdade, a noção de identidade não é nova nas ciências humanas, já sendo bem conhecida da Psicologia e da Antropologia, mas é uma preocupação recente para os historiadores, desenvolvida principalmente por aqueles que

Relacionados

  • Dicionario de Conceitos
    187433 palavras | 750 páginas
  • O Imagin Rio Da Forma O Do IV Reich Na Am Rica Latina Ap S A Segunda Guerra Mundial
    49974 palavras | 200 páginas