Idade media

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de graduação em História

Fábio Alex de martini

trabalho de produção textual interdisciplinar Individual

Representações sobre o tempo na Idade Média.

Londrina - PR
2012

Fábio Alex de martini

trabalho de produção textual interdisciplinar Individual

Representações sobre o tempo na Idade Média.

Trabalho apresentado ao Curso deHistória da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria da História, Historiografia, História Medieval, sociologia da Educação, Antropologia e Seminário II.
Profs. Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Taise Ferreira da Conceição Nishikawa, Okçana Battini, Giane Albiazzetti e Fábio.
Tutor eletrônico: Julho Zamariam.
Tutora de sala: Raquel de Souza Leal.

Londrina- PR
2012

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3.Conclusão.............................................................................................................74.REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

INTRODUÇÃO
Eis a diferença! Não se trata apenas de criticar ou julgar quem está certo ou errado. Trata-se de localizar e compreender historicamente o acontecimento, de tentar entender por que os homens daquela época agiam daquela forma e, finalmente, contribuir para a formação de valorese de uma visão de mundo mais justo.
Essa abordagem da história não significa que temos a capacidade de recuperar a verdade do passado. O conhecimento histórico, ou seja, é o nosso pensamento de hoje tentando alcançar o modo de pensar e de viver de outros tempos e de outros povos.
O conhecimento histórico é dinâmico: modifica-se, reestrutura-se a partir de novas descobertas, do aparecimento denovos documentos e até mesmo de novas formas de ler documentos já conhecidos.
O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo.
Na historiografia medieval, podemosperceber porque foi compreendida como Idade das Trevas, tinha como uma visão a religiosidade e também o mercantilismo. Dando assim um contexto de tempo da igreja e tempo do mercador. A Idade Média permaneceu sob uma temporalidade eclesiástica selada pelo sobrenatural, e selada por limitações, deste modo Le Goff sugere que o tempo da igreja foi uma das vitimas fatais da modernidade.
Segundo o autor LeGoff tem um encontro dessas duas temporalidades beligerante, cabe a igreja medieval permitir ao mercador unificar seu tempo prático de trabalho ao tempo da espiritualidade cristã.
Os livros didáticos, com suas atividades e documentos levam os alunos a compreenderem os contextos medievais do tempo da Idade Média. Também os autores fazem seus estudos ou escrevem seus livros baseados em outrosautores, para selecionar suas idéias, é assim elaborado com uma atenção especial aos alunos.

DESENVOLVIMENTO
Le Goff em sua representação do tempo na Idade Media, mostra que o tempo é uma modalidade de interação humana, tais como o escalonamento da hierarquia social, e divisões sócio-profissionais sobre o controle ideológico. Com muita obstinação por renovar a investigação historiográfica daIdade Media, foi intitulado como; tempo da igreja e tempo do mercador. Assim relata o tempo sacramental concebido por teólogos e filósofos cristão.
Também mostra de perto o rastro da reflexão agostiniana, que consiste em revestir a duração de qualificações espirituais, de sobrenaturais. Tendo como eternidade por pano de fundo o Apocalipse, que era o fim dos tempos.
O tempo da Igreja era um tempo...
tracking img