Idade media

Páginas: 5 (1205 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de graduação em História

Fábio Alex de martini

trabalho de produção textual interdisciplinar Individual

Representações sobre o tempo na Idade Média.

Londrina - PR
2012

Fábio Alex de martini

trabalho de produção textual interdisciplinar Individual

Representações sobre o tempo na Idade Média.

Trabalho apresentado ao Curso deHistória da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria da História, Historiografia, História Medieval, sociologia da Educação, Antropologia e Seminário II.
Profs. Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa, Taise Ferreira da Conceição Nishikawa, Okçana Battini, Giane Albiazzetti e Fábio.
Tutor eletrônico: Julho Zamariam.
Tutora de sala: Raquel de Souza Leal.

Londrina- PR
2012

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3.Conclusão.............................................................................................................74.REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

INTRODUÇÃO
Eis a diferença! Não se trata apenas de criticar ou julgar quem está certo ou errado. Trata-se de localizar e compreender historicamente o acontecimento, de tentar entender por que os homens daquela época agiam daquela forma e, finalmente, contribuir para a formação de valorese de uma visão de mundo mais justo.
Essa abordagem da história não significa que temos a capacidade de recuperar a verdade do passado. O conhecimento histórico, ou seja, é o nosso pensamento de hoje tentando alcançar o modo de pensar e de viver de outros tempos e de outros povos.
O conhecimento histórico é dinâmico: modifica-se, reestrutura-se a partir de novas descobertas, do aparecimento denovos documentos e até mesmo de novas formas de ler documentos já conhecidos.
O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo.
Na historiografia medieval, podemosperceber porque foi compreendida como Idade das Trevas, tinha como uma visão a religiosidade e também o mercantilismo. Dando assim um contexto de tempo da igreja e tempo do mercador. A Idade Média permaneceu sob uma temporalidade eclesiástica selada pelo sobrenatural, e selada por limitações, deste modo Le Goff sugere que o tempo da igreja foi uma das vitimas fatais da modernidade.
Segundo o autor LeGoff tem um encontro dessas duas temporalidades beligerante, cabe a igreja medieval permitir ao mercador unificar seu tempo prático de trabalho ao tempo da espiritualidade cristã.
Os livros didáticos, com suas atividades e documentos levam os alunos a compreenderem os contextos medievais do tempo da Idade Média. Também os autores fazem seus estudos ou escrevem seus livros baseados em outrosautores, para selecionar suas idéias, é assim elaborado com uma atenção especial aos alunos.

DESENVOLVIMENTO
Le Goff em sua representação do tempo na Idade Media, mostra que o tempo é uma modalidade de interação humana, tais como o escalonamento da hierarquia social, e divisões sócio-profissionais sobre o controle ideológico. Com muita obstinação por renovar a investigação historiográfica daIdade Media, foi intitulado como; tempo da igreja e tempo do mercador. Assim relata o tempo sacramental concebido por teólogos e filósofos cristão.
Também mostra de perto o rastro da reflexão agostiniana, que consiste em revestir a duração de qualificações espirituais, de sobrenaturais. Tendo como eternidade por pano de fundo o Apocalipse, que era o fim dos tempos.
O tempo da Igreja era um tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Media
  • a idade media
  • Idade Média
  • A idade média
  • Idade Média
  • Idade media

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!