Treinamento & desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
As mudanças tecnológicas ocorridas no mundo corporativo nos dias de hoje, levaram as pessoas a uma nova realidade. Dentro deste contexto a em-presas buscam estratégias que contribuam para o seu crescimento e perma-nência no mercado. O cenário econômico atual por ser extremamente competitivo e dinâmico, requer uma estrutura organizacional que desenvolva as qualidades de ser flexívele integrado, também deve ser favorável á aprendizagem constante e permanente com vistas ao desenvolvimento das competências necessárias para a permanência do negócio (FLEURY,2003).
O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mu-danças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecen-do em meses e às vezes até em dias.
CHIAVENATO (1985 ): O cenário competitivo eincerto em que as orga-nizações estão inseridas demonstram a necessidade de constante adaptação e diferenciação, de modo a garantir maior competitividade e manutenção das atividades.
O perfil profissional requerido pelas empresas tem exigido não apenas a capacidade de execução das atividades rotineiras, mas também a aplicação de habilidades cognitivas, de modo que este não se configure apenascomo executante, mas também como um sujeito ativo, ou seja, um colaborador que possua uma visão sistêmica da organização na qual ele está inserido.
Assim sendo, é necessário que o corpo funcional das organizações se adéqüe às exigências do ambiente intra e extra-organizacional, seja através observações não participante ou de ações induzidas de treinamento e desen-volvimento.
2. TREINAMENTO EDESENVOLVIMENTO
O QUE É TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO ?
Para Chiavenato ( 2002 ), afirma que “ Treinamento é o processo edu-cacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades [...]”.
Para Vargas (1996) treinamento e desenvolvimento são aquisições sis-temáticas de conhecimentos capazes de provocar, acurto ou longo prazo, uma mudança na maneira de ser e de pensar do indivíduo, através da internalização de novos conceitos, valores ou normas e da aprendizagem de novas habilidades.
Para Goldstein (1991) Treinamento "é a aquisição sistemática de atitu-des, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho"
Várias são as definições sobre treinamento edesenvolvimento.
O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. Para isso, prepara o potencial humano frente as inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.
Treinamento é o processo educacional,aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.
O Treinamento e Desenvolvimento é uma das ferramentas que irão promover e aumentar o aprendizado entre os colaboradores no desenvolvi-mento de suas funções.
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionáriosde uma empresa, visando particularmente à aquisição de habilidades para um determinado cargo.
No entanto, sabemos que o aprendizado não se restringe à aquisição de conhecimento. Mudanças eficazes de comportamento a fim de melhorar o desempenho e promover a integração de equipes e aumentar a produtividade precisam de uma mudança por parte de cada profissional da organização.
Em função da buscapela aquisição e manutenção de competências, as organizações têm investido cada vez mais em treinamento e desenvolvimento, sendo treinamento a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras e habilidades que resultam em melhoria do desempenho no trabalho.
Desta forma, as empresas têm investido em ações de aprendizagem a curto, médio e longo prazo, as quais possam ser...
tracking img