Idade Media madiada pela fé

739 palavras 3 páginas
Introdução

A idade média conhecida também como idade das trevas, abrange um período de mil anos, desde a queda do Império Romano ater a tomada de Constantinopla. Após a queda do Império Romano o império do Oriente, o Islã e a cristandade latina gestaram os novos tempos. Acultura medieval é uma mistura homogênea de elementos greco-romanos, germânicos, cristãos e também das civilizações de Bizâncio e do Islã.

Mapa da Divisão do Império Romano

Observe no mapa, a divisão do Império Romano entre os dois filhos do imperador Teodósio:
O Império Romano do ocidente, com capital de Roma
O Império do Oriente, com capital de Constantinopla. Feudalismo Com a insegurança advinda das invasões bárbaras e posteriormente, divide a expansão muçulmana, as cidades se despovoam, perdem sua importância, desencadeando um processo de ruralizarão. Pirâmide Social do Feudalismo A Sociedade Feudal essencialmente Aristocrático, se estabelece sobre laços de suserania e vassalagem que entremeiam as relações entre os senhores da terra. A influência da Igreja
Função religiosa e politica
Mosteiro arquivo literário e cultural
Controle da educação e dos princípios morais, políticos e jurídicos. Pedagogia
Paganismo e cristianismo na luta contra os pegões e no trabalho de conversão, trazia-se necessário demostrar que a fé não contrariava a razão. Embora a fé fosse considerada mais importante, e a razão apenas um instrumento, impor-se uma sistematização conhecida como filosofia cristã.
Patrística filosofia dos poderes da igreja do século ll e V.
Escolástica filosofia das escolas cristãos ou doutores da igreja no século

Relacionados