ictor Hugo e a História da Arquitetura

2463 palavras 10 páginas
O livro vai matar o edifício.

A invenção da imprensa é o maior acontecimento da história. É a revolução-mãe. É o modo de expressão da humanidade que se renova totalmente, é o pensamento humano que se despojando de uma forma e vestindo outra, é a completa e definitiva mudança de pele dessa serpente simbólica que, desde Adão, representa a inteligência.

Sob a forma impressa, o pensamento humano é mais imperecível que nunca. É volátil, impalpável, indestrutível. Mistura-se ao ar. No tempo da arquitetura fazia-se montanha e apoderava-se de um século e de um lugar. Agora, faz-se revoada de pássaros, espalha-se aos quatro ventos e ocupa-se ao mesmo tempo todos os pontos do ar e do espaço.

Nós repetimos, quem não vê que dessa forma ele é bem mais indelével? De sólido que era, tornou-se vivaz. Ele passa da duração no tempo para a imortalidade. Pode-se demolir uma massa, mas como extirpar a ubiqüidade? Venha um dilúvio. A montanha terá desaparecido há muito sob as ondas, mas os pássaros ainda voarão. E, se um único arco boiar na superfície do cataclismo, eles nele pousarão, flutuarão com ele, estarão presentes com ele ao recuo das águas, e o novo mundo que surgirá desse caos verá, ao acordar, planar acima dele, alado e vivo, o pensamento do mundo engolido.

E quando se observa que esse modo de expressão é não somente o mais conservador, mas ainda o mais simples, o mais cômodo, o mais praticável a todos; quando se reflete que ele não carrega uma grande bagagem e não coloca em movimento um pesado equipamento; quando se compara o pensamento obrigado por se traduzir em edifício a pôr em movimento quatro ou cinco artes e toneladas de ouro, toda uma montanha de pedras, toda uma floresta de escoras de madeira, todo uma população de operários, quando o comparamos com o pensamento quê se faz livro, ao qual é suficiente um pouco de papel, um pouco de tinta e uma pena, como se espantar que a inteligência humana tenha abandonado a arquitetura pela imprensa? Corte bruscamente

Relacionados