Icc e drc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Insuficiência Cardíaca Congestiva

É o estado fisiopatológico em que o coração é incapaz de bombear sangue a uma taxa satisfatória às necessidades dos tecidos metabolizadores, ou pode fazê-loapenas a partir de uma pressão de enchimento elevada1.

As manifestações clínicas são: falta de fôlego ou dificuldade para respirar, tosse, edema, aumento de peso, fadiga, dor no peito e edema pulmonaragudo2.

Fisiopatologia

A fisiopatologia da ICC é decorrente da ativação de mecanismos compensatórios que visam a manutenção do débito cardíaco e subsequente perfusão tecidual adequada. Essesmecanismos são representados principalmente pela ativação neurormonal e remodelamento ventricular. As alterações neurormonais mais importantes consistem em aumento do tônus simpático, atenuação dotônus vagal, ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e liberação de hormônios antidiuréticos. O remodelamento ventricular consiste principalmente de hipertrofia e dilatação. Esses mecanismosem curto prazo são benéficos, porém posteriormente acabam se tornando deletérios ao organismo, pois sobrecarregam o coração e consequentemente proporcionam o aparecimento dos sinais clínicos1.

AICC não é um diagnóstico específico, mas sim o resultado de outras doenças ou fatores de risco. Descobrir essa condição é importante, pois o tratamento geralmente depende dela. Muitas condições podemcausar a ICC,entre elas: Hipertensão, doença coronariana e cardiomiopatias2.

O diagnóstico é feito através de radiografia de tórax, eletrocardiograma e
Ecocardiograma2.

O tratamentomedicamentoso da ICC consiste no uso de diuréticos, vasodilatadores, bloqueadores dos receptores do angiotensinogênio, hidralazina, digoxina, bloqueadores beta e simpatomiméticos2.

1. COLUCCI, W. S.;BRAUNWALD, E. Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca. In: BRAUNWALD, E. Tratado de Medicina Cardiovascular. 5 ed, v. 1, São Paulo: Roca, p.418-46, 1999.
2. Lage SHG, Kopel L, Carvalho MM -...
tracking img