Iasmyne Andrade

3980 palavras 16 páginas
QUESTIONÁRIO

1.

O que é epistemologia? Defina de acordo com a epistemologia e

de acordo com o entendimento de uma epistemologia geral e uma epistemologia restrita.
Epistemologia é uma teoria do conhecimento, que faz análise das premissas teóricas e práticas relacionadas ao conhecimento científico, de acordo com o progresso histórico, no desenvolvimento de uma sociedade. 2.

O estudo da forma como a psicologia constrói seu conhecimento

pode ser considerada uma epistemologia geral ou uma epistemologia restrita? Justifique sua resposta.
O estudo da forma como a psicologia constrói seu conhecimento é considerada uma epistemologia restrita, pois ela refere-se ao estudo da forma que uma dada área do conhecimento constrói esse conhecimento.

3.

O que é verdade para o ser humano?
Segundo Yolanda Cintrão Forghieri, tradicionalmente a verdade

tem sido considerada como a adequação do conhecimento à realidade, ou à coisa; isto pressupõe que a essência da verdade é a conformidade do conhecimento com a coisa; mas trata-se de uma conformidade entre dois elementos diferentes, um concretamente presente e outro que é um pensamento, uma enunciação.

4.

Que critérios de verdade você se utiliza para afirmar que algo é ou

não verdadeiro?
Os critérios da intuição, que é definida como sendo uma compreensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato. Da intuição sensível ou empírica, da intuição intelectual e da intuição emotiva ou valorativa.

5.

O que é razão?
Segundo Marilena Chauí, “razão” é o nome que damos à

consciência intelectual e moral, é concebida como temporal, isto é, capaz de aumentar seus conteúdos e suas capacidades através dos tempos.
Entretanto, para muitos filósofos a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, mas também uma propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas, existindo na própria realidade.
Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer

Relacionados

  • infancia
    126043 palavras | 505 páginas