Iaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Essa experiência qualitativa implica ao mesmo tempo à densidade de um prazer espiritual e existencial e à transparência de uma consciência capaz de reflexão que se caracterize pela adesão à suaprópria vida e às suas próprias escolhas."


A "experiência qualitativa" que é a da plenitude e do sentido, perderia toda sua 'substancialidade', toda sua espessura existencial e dinâmica se ela fosseapenas passageira. A Felicidade para merecer realmente esse nome, implica a duração e a permanência da experiência que a constituiu.


Essa experiência de ser não é a experiência mística de um sertranscendente que pudéssemos aprender na noite da inteligência e no êxtase da alma; ela não é a experiência do ser, mas sim a experiência de ser.



A felicidade consiste em ser o que se é",afirmava Erasmo de Rotterdam no Elogio da Loucura. Conhecer e respeitar aquilo que somos, as nossas necessidades, encontrar modos para exercer o que somos, pode ser um caminho saudável para a existência.Distante de padrões estipulados socialmente, longe da hipocrisia social que exige a anulação do que se é, como forma de ser, podemos valorizar tudo o que produz vida em nós. Felicidade é um sentimentode satisfação em relação ao modo como vivemos,á possibilidade de sentirmos alegria,contentamento,prazer.Segundo o filósofo françês Robert Misrahi chama de “experiência de ser”,o que desejamos da vidacomo um todo,conforme projetos que dão sentido ás nossas decisões.Portanto,a felicidade é também a celebração da amizade,do amor e do desejo....
Para os gregos antigos, a felicidade está ligada áatividade do sábio,capaz de levar uma vida virtuosa e racional.Mas para Kant,a pessoa baseia a sua felicidade na própria vontade de verdade. Logo para , Nietzche,niilista,aforismático,prezava a genealogiados valores,contrário a Kant e Hegel,buscava rasgar máscaras,advindas de imbricacões incessantes ou seja desprezava em si as falsidades,prezava a loucura da verdade que dói ou seja pelo seu...
tracking img