I7373

2904 palavras 12 páginas
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES
COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA (ICC)

ANA PAULA FERREIRA SANTOS*
GABRIELLA GOMES DE CARVALHO*
POLLYNE BARBOSA ALBERICE MONTEIRO*
TAYLLANY ZIMMERER SILVEIRA*

Resumo

As doenças coronarianas são as que acometem como causa principal de óbitos na população mundial. Dentre as principais doenças cardíacas destacaremos a Insuficiência
Cárdica Congestiva (ICC) devido a sua prevalência, incidência progressiva e sua repercussão sócio-econômica. A Insuficiência Cardíaca Congestiva é caracterizada quando o miocárdio não é capaz de bombear quantidades suficientes de sangue para atender as necessidades metabólicas do organismo. A intervenção do enfermeiro na Sistematização da
Assistência de Enfermagem tem demonstrado eficácia no tratamento desta doença.
Utilizou-se como metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica através de consulta a livros que descrevem a respeito da ICC e pesquisa por meio eletrônico a sites de conteúdo cientifico como BIREME, SCIELO. Esta pesquisa tem como finalidade demonstrar o emprego da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no tratamento dos pacientes como ICC e sua repercussão no processo da assistência como parte da integralidade dos cuidados prestados para esses pacientes.

Palavras-chave: Enfermagem. Insuficiência Cardíaca Congestiva. Assistência.

*Graduandos do 7º Período de Enfermagem da Universidade Vale do Rio DoceUNIVALE - Orientadora: Enfermeira Valéria de Oliveira Ambrósio.

1 INTRODUÇÃO

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) vem se tornando a cada dia mais freqüente com o passar dos anos. É uma doença crônica, limitante, que com seu agravamento, reduz substancialmente a qualidade de vida dos pacientes, e nas formas mais avançadas, tem características de doenças malignas devido a sua alta mortalidade.
A sistematização da assistência de enfermagem vem para contribuir na identificação e tratamento precoces e na evolução dos pacientes portadores desta doença.

Relacionados