Ficha de Cita es O paradgam da complexidade

1363 palavras 6 páginas
FICHA DE CITAÇÕES

Cap 2 – O paradigma da complexidade: [Partes para leitura: p. 90 – 167]. Disponível em: < http://www.dbd.puc-rio.br/pergamum /tesesabertas/0220971 _cap_02.pdf

“Chamo paradigma da complexidade ao conjunto dos princípios de inteligibilidade que, ligados uns aos outros, poderiam determinar as condições de uma visão complexa do universo (físico, biológico, antropossocial). A complexidade é uma palavra problema e não uma palavra solução.” ( p. 90)

“Seu pensamento é um grande projeto transdisciplinar que tem como proposta a inseparabilidade dos fenômenos físicos, biológicos e sociais.” ( p.90)

“Podemos ainda dizer que, em complexidade busca-se percorrer o difícil caminho da simplificação (reducionismo), do determinismo e da causalidade, até uma melhor representação do real. Essa representação será a base de um novo paradigma para o conhecimento.” (...) “O pensamento complexo não afirma que "tudo é complexo", sinônimo de "não se pode compreender". Não é um pensamento da imprecisão, da incerteza, apesar de incluir a imprecisão e a incerteza. A sua finalidade é servir de base para construir conceitos e metodologias para articular saberes especializados.” ( p.91)

“A complexidade fornece uma nova imagem da natureza e da sociedade. O mundo é visto como algo vivo, rejeitando a idéia de um universo concebido como um relógio. Uma nova visão, ao mesmo tempo mais instável e imprevisível, é resgatada pelo pensamento complexo.” ( p. 94)

“O pensamento complexo traz em sua proposta ferramentas novas e poderosas para tratar os problemas do mundo real. Existe, é verdade, entusiamo de que esse pensar seja mais aberto às mudanças, à criatividade, ao beneficio das dúvidas e incertezas que possam contribuir para reduzir a absurda auto-complacência e cegueira da ciência atual.” ( p. 96)

“ (...)grande intelectual e pensador transdisciplinar é Edgar Morin, cuja pesquisa é de tamanha importância para a construção das bases da complexidade, que é comparado como um novo

Relacionados