HUMANIZAÇAO AOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL

2367 palavras 10 páginas
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

HUMANIZAÇÃO AOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL

HUMANIZAÇÃO AOS PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura. Aristóteles

SUMÁRIO

RESUMO

Objetiva-se, neste trabalho, desenvolver uma reflexão em torno de algumas questões que se configuram como desafios importantes para gestores e profissionais ligados ao cuidado em saúde mental.
Diz respeito também, à discussão sobre a qualidade e humanização das ações de saúde, dentre as quais se inserem aquelas do campo da saúde mental.
Ambos os conceitos vem ocupando lugar de destaque no processo de reforma da assistência psiquiátrica em curso no Brasil e no discurso dos profissionais do campo, norteando os caminhos por onde deve trilhar a atenção em saúde mental.

OBJETIVO

A importância da humanização e da qualidade na assistência, foca no preparo do enfermeiro e sua equipe, para uma correta atuação frente a estes pacientes.
Muitas famílias e muitos profissionais não estão preparados para auxiliar esses doentes a resgatarem seus direitos, sua cidadania. Os hospitais psiquiátricos, na sua maioria, têm se caracterizado pelo desrespeito aos clientes, pois isolam o paciente do seu meio social e familiar, além de ser oferecido aos familiares, pouco apoio para que possam ter condições de cooperar no processo terapêutico.
Os Direitos Humanos pressupõem que as pessoas não devem ter preconceitos ou qualquer tipo de discriminação. A luta antimanicomial é caracterizada pela defesa de tratamentos mais eficientes que possibilitem reinserção de seus vínculos pessoais, valorizando sua experiência de vida.
Para que o paciente seja reintegrado à comunidade é necessário ter apoio de um profissional qualificado. A enfermagem e sua equipe estão aptas a prestar esse atendimento. É importante o reconhecimento, pelo profissional de enfermagem, do sofrimento que a doença mental

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas