Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O humanismo foi um movimento surgido na Europa, mas precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.
Nesseperíodo compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e Inicio da Idade Moderna, os avanços científicos começavam a tomar espaço no meio cultural. Destacavam-seprosas doutrinárias, dirigidas à nobreza. Já as poesias, que eram cultivadas por Fidalgos, utilizavam o verso de sete e de cinco vogais.
Momento Histórico
O Humanismo surgiubem no final da Idade Média, quando a Europa passava por profundas mudanças. O ser humano passava a se libertar mais do poder centralizado da Igreja, que abria portar para oAntropocentrismo (homem no centro do universo). Podemos denominar o Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de tudo que acontece.Favorecido pelo progresso econômico das cidades Italianas, dominadas por uma rica burguesia, interessadas nas letras e nas artes.
Características
O Humanismo pode ser definido comoum conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc). Para os humanistas, os sereshumanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores. Desta forma, o pensamento humanista entra em contradição com o pensamento religioso que afirma queDeus é o criador destes valores. A valorização do ser humano manifestou-se principalmente na filosofia e nas artes plásticas. As obras de arte, por exemplo, valorizavam muitoo corpo humano e os sentimentos.
Durante o Humanismo a corte torna-se o principal centro de produção cultural e literária, e a prosa e o teatro assumem lugar de destaque.
tracking img