Humanismo, globalizacao e secularizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “A experiência religiosa na pós-modernidade”, de Franco Crespi, relata a importância da existência de religião na sociedade. Mesmo tendo uma sociedade racional e crente nos conhecimentoscientíficos, sempre haveria a emoção e algo em que acreditar.
No entanto a tecnociência acabou gerando a dúvida, se seria mesmo capaz de garantir superação ou se estaria causando a destruição.Contudo, mesmo acreditando que o processo científico e tecnológico beneficie em diversos ramos, a sociedade foi necessitando novamente de algo a mais, que trouxesse conforto e identificação individual ecoletiva, além de fornecer respostas sobre o sentido da vida.
Este documentário apresenta alguns fatos importantes em diversas regiões e mostra o poder, a ganância e a desonestidade de umasociedade capitalista, que se aproveita da “inocência” do povo para desorganizar, travar guerras entre tribos, se apropriar de bens comuns, como por exemplo, a água que é uma das riquezas naturais maisimportantes para a vida, conforme é citado por (Thales) – “A tentativa de privatização da água potável em Cochabamba..., foram eventos que chamaram a atenção do mundo para os efeitos da famigeradaglobalização frente à sociedade capitalista na qual vivemos.” – e ainda assim mantendo a pose de uma democracia de fato.
O filme foca também a secularização, que é o processo pelo qual a religiãodeixa de ser o aspecto cultural agregador no mundo, assim como no texto é percebido, como cita (Marcos) –“Vendo mais de perto podemos observar o que na verdade aconteceu, foi que as velhas crenças, osmitos e a religião estavam sendo substituídos pelo novo mito do progresso cientifico. Neste contexto os pensadores da época acreditavam que este progresso levaria a superação das velhas contradições.... Visto que sabiam que ao propor estes novos ideais eles estavam mexendo com os valores e com as perspectivas de cada um, e justamente devido a estes pontos que na contemporaneidade a fé no...
tracking img