hue_br

2069 palavras 9 páginas
Como Ter uma Família Feliz
Quando seu filho adolescente questiona sua religião
À medida que ficam mais velhos, muitos filhos decidem seguir a religião de seus pais. (2 Timóteo 3:14) Mas alguns não fazem isso. O que você pode fazer se seu filho adolescente começa a questionar a sua fé? Este artigo considerará como as Testemunhas de Jeová lidam com esse desafio.
“Não quero mais seguir a religião de meus pais. Minha vontade é desistir.” — Carol, 18.
VOCÊ não tem dúvidas de que sua religião ensina a verdade sobre Deus. Você acredita que a Bíblia promove o melhor modo de vida. Então, é natural que queira incutir esses valores a seu filho. (Deuteronômio 6:6, 7) Mas que dizer se à medida que cresce ele perde o interesse em coisas espirituais? E se seu filho começa a questionar a fé que parecia aceitar com tanto entusiasmo quando era criança? — Gálatas 5:7.
Se isso estiver acontecendo, não conclua que você, como cristão, falhou na educação de seu filho. Outros fatores podem estar envolvidos, como verá. No entanto, lembre-se: a forma como você lida com os questionamentos de seu filho adolescente pode determinar se ele vai querer se aproximar mais de sua fé ou se afastar ainda mais dela. Se você declarar guerra a seu filho nesse assunto, estará entrando numa dura batalha — praticamente uma causa perdida. — Colossenses 3:21.
É bem melhor acatar o conselho do apóstolo Paulo: “O escravo do Senhor não precisa lutar, porém, precisa ser meigo para com todos, qualificado para ensinar, restringindo-se sob o mal.” (2 Timóteo 2:24) Como você pode estar “qualificado para ensinar” quando seu filho questiona a sua fé?
Seja discernidor
Primeiro, procure discernir que fatores talvez estejam contribuindo para o modo de pensar de seu filho adolescente. Por exemplo:
▪ Ele se sente sozinho e sem amigos na congregação? “Eu queria ter amigos, por isso fiz amizade com vários colegas de escola, e isso prejudicou meu crescimento espiritual por anos. Perdi o interesse por coisas

Relacionados