Hpv resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

HPV é a abreviatura de "HUMAN PAPILOMAVIRUS",  o que significa PAPILOMAVIRUS HUMANO também conhecido como VIRUS HPV. O HPV é um vírus com DNA de dupla hélice, com aproximadamente 8.000 pares de bases nitrogenadas que codificam todas as funções do vírus. A partícula viral tem 55 nanômetros (nm) de diâmetro, sem envelope lipídico, possuem predileção por tecidos de revestimento(pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas que resultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular, denominadas verrugas. Pode se instalar em qualquer região do corpo, Bastando haver uma porta de entrada através de micro abrasões (micro traumas) da pele ou mucosa. Mais de 35 tipos de HPV infectam a região anogenital nos seres humanos epodem causar desde as clássicas verrugas genitais ou condilomas até lesões displásicas de baixo e alto grau, dos quais cerca de 20 deles estão associados com câncer de colo uterino. Os tipos de HPV podem ser classificados em vírus de baixo, intermediário ou alto risco, de acordo com o tipo de lesão a que estão mais associados.  
Os HPVs dos subtipos 6, 11, 41, 42, 43 e 44 estão associados ainfecções benignas do trato genital. Os tipos HPV 16, 18, 45 e 56 são vírus de alto risco, podendo estar relacionado aos tumores. Os tipos HPV 31, 33, 35, 39, 51 e 52 são de risco intermediário.

2- DESENVOLVIMENTO

As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo vírus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos(2, 4, 29 e 57) causam lesões nas mãos e pés (verrugas comuns). Outros tipos tem um potencial oncogênico (que pode desenvolver câncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56) e são os que têm maior importância clínica.

2.1 Transmissão

Após o contato com uma pessoa infectada, o HPV inicia o ataque que ocorre em uma célula alvo (geralmente células da camada basal ou parabasal), queapresenta um receptor específico.
O vírus penetra através de: 
• Solução de continuidade, que são lesões na pele ou mucosa.
• Zonas de Transformação (ZT), que é a transição entre dois epitélios diferentes:
• Colo uterino;
• Locais do trato respiratório superior (cavidade nasal, paranasal e seios da face);
•Brônquios.

2.2 Abertura e dispersão no hospedeiro

• Após penetração nocitoplasma, a cápsula é total ou parcialmente removida e o genoma viral é exposto.
• Espalha-se de célula para célula.

2.3 Tropismo celular e tecidual (transcrição)

O vírus entra no núcleo da célula alvo e continua seu ciclo de replicação executando a transcrição do seu DNA em RNA. A transcrição é restrita às células epiteliais escamosas. Existe uma predileção para a pele e mucosas.

2.4 Respostaimunológica do hospedeiro (translação)

Seguindo a transcrição, o RNA transcrito é translata-do em proteínas E (early) ou L (later).

2.5 Replicação secundária

• O genoma do HPV pode replicar em várias linhagens celulares indiferenciadas, quando as proteínas E1 e E2 se expressam.
• Somente a porção do vírus que alcança o núcleo sofre replicação.

2.6 Montagem das partículas virais(dano celular)

• Maturação: fase na qual o vírus se torna infeccioso, ocorrem mudanças estruturais  na partícula viral, com mudanças estruturais no capsídeo, detectado com diferença na antigenicidade.
• Liberação: fase em que o vírus é eliminado da célula, ocorrendo uma ruptura celular, conhecido como desabrochamento.

3- FORMAS DE INFECÇÃO

Contato sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmoque não ocorra penetração vaginal ou anal o vírus pode ser transmitido. O recém-nascido pode ser infectado pela mãe doente, durante o parto. Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias (fômites) que não a sexual: em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc.
As lesões verrucosas comuns da pele podem ser transmitidas por...
tracking img