Hpv adoslecencia pesquisa

5421 palavras 22 páginas
27.01.10 12:41
HPV x Adolescência
Por: Protagonismo Juvenil e Educação Entre Pares | Comentários: 8 Comentários HPV: 25% das adolescentes que fazem sexo têm o vírus.
Uma em cada quatro adolescentes sexualmente ativas está contaminada pelo HPV – um vírus transmitido pelo sexo e pode causar câncer de colo de útero.
A constatação é de uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. A infecção foi detectada em meninas que tinham iniciado a vida sexual há apenas um ano. Quando chegam a cinco anos de atividade sexual, a porcentagem de infectadas sobre para 40%.
No Espírito Santo, a situação não é diferente, garante o ginecologista Otto Baptista. “Os adolescentes estão iniciando sua vida sexual muito cedo, sem proteção e com uma grande variedade de parceiros. Como a doença demora a se manifestar, o infectado continua a ter relações, multiplicando os casos”, detalha.
O mais preocupante, segundo o médico, é que a maioria das adolescentes não tem o costume de procurar o médico, mesmo quando já são sexualmente ativas. “Elas só procuram, quando a doença dá sinais, como corrimento ou verrugas”, alerta o médico.
No Brasil, estima-se que 3% das mulheres infectadas pelo vírus poderão desenvolver câncer de colo uterino. “Isso depende muito do estado imunológico do paciente. Algumas vezes, a doença só se manifesta na gravidez, mas a menina continua infectando os parceiros”, ressalta Otto.
Além de um tratamento doloroso, que pode incluir até a retirada do útero, a doença pode voltar a qualquer momento, mesmo depois de tratada. “Da mesma forma que se expõem ao HPV, as meninas também estão suscetíveis a outros tipos mais graves de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, além do risco de uma gravidez indesejada”, lembra o médico.
Já há vacinas disponíveis no mercado, voltadas especialmente para mulheres mais jovens, mas o mais completo meio de prevenção é o uso da camisinha, ressalta Otto.
Para todas as mulheres sexualmente ativas, recomenda-se

Relacionados