Housekeeping e programa 10 s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Componente Curricular: Gestão da Qualidade e Produtividade










Housekeeping e Programa 10 S
















Maio de 2012
Sumário





Introdução


Neste trabalho iremos abordar o Housekeeping, também conhecido como programa 5’s, que surgiu no Japão com o intuito de reerguer o país do caos que se encontrava após a guerra. O programa 10’s foi umaevolução do housekeeping, em virtude das constantes mudanças que fazem com que as técnicas sejam aprimoradas. Ao longo da apresentação falaremos sobre as principais características e no que essas técnicas ajudam a organização e seus membros.•


1. Housekeeping (Programa 5 S)

1.1 Origem:

O Housekeeping significa ‘’arrumando a casa’’ é uma técnica que surgiu no Japão para ser utilizada noslares japoneses pelas donas de casa com o objetivo de arrumar e manter a casa sempre arrumada, sendo este trabalho feito pelos próprios membros, visando a organização e bem estar dos que nela residem.
Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial as empresas japonesas identificaram o housekeeping como uma ferramenta básica na busca da qualidade total, sendo assim uma das técnicas japonesas maisconhecidas e sendo ainda mais famosa com a denominação Programa 5 S, desenvolvida pelo renomado guru da qualidade Kaoru Ishikawa.
O housekeeping ou programa 5 S, como queira chamar, consiste em cinco sensos que foram traduzidos como:
• Seiri: Senso da utilização
• Seiton: Senso da organização
• Seiso: Senso da limpeza
• Seiketsu: Senso da saúde
• Shitsuke: Senso da autodisciplina


1.2 Foco:O foco do 5 S é no ambiente de trabalho, na organização do mesmo e com isso evita-se desperdícios, melhora aspectos da qualidade, disciplina, segurança e produtividade. Esse foco só é alcançado através do engajamento, consciência e comprometimento de todos os envolvidos, por isso é importante que antes da implantação do 5 S, se faça uma conscientização para todos os envolvidos, ensinando-osa importância de ideias inovadoras, e mostrar o que tais ideias trará de benefícios para a empresa como também para cada individuo. Realmente é um desafio, visto que todo o programa S5 implica em mudança de comportamento, sendo necessário fornecer novos valores e incentivar as pessoas a acreditarem e seguirem esses novos valores.
Apesar desse desafio que é conscientizar as pessoas, aimplantação do programa é simples e de grande importância, visto que trará vários benefícios.


1.3 Benefícios:

Os benefícios do 5 S são a recompensa pelo empenho das pessoas ao implanta-lo, podendo ser implantando não só em empresas, mas também na vida das pessoas, já que os objetivos do programa coincidem com os objetivos da educação e formação de cidadãos.
Ao se pensar em implantar o 5 S énecessário estimular nas pessoas a vontade espontânea de se empenharem para receber os benefícios vindos desta prática. Os principais benefícios são os seguintes:

- Processos otimizados e racionalizados (com tempo mais otimizado possível, seqüência operacional definida, número de pessoas adequadas ao processo, estrutura de layout em seqüência lógica) visando à produtividade;
-Bem-estar do serhumano;
-Ambiente da Qualidade (satisfação);
-Melhoria das habilidades pessoais;
-Promoção do trabalho em equipe;
- Melhoria de relacionamentos interpessoais;
- Higienização física e mental do local de aplicação do programa, tornando-o um lugar melhor (ambiente mais agradável e sadio);
-Liberação de espaço para diversos fins;
- Reciclagem de recursos escassos;
- Combate à burocracia;- Redução de custos;
- Eliminação de excessos e desperdícios;
- Acompanhamento do tempo de validade do material guardado (documentos, matéria-prima, alimentos, remédios, etc.);
- Melhoria da administração do tempo;
-Melhoria do marketing pessoal;
-Maior rapidez para encontrar objetos e informações;
-Aumento da segurança;
-Diminuição do cansaço físico e mental causado pela...
tracking img