Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.4- O Adolescente e a Religião
O fator religioso tem acompanhado o ser humano ao longo de sua história, e as diversas manifestações culturais, trazem a mescla da religiosidade,expressas em seus símbolos místicos e religiosos. Na adolescência, esse fenômeno humano manifesta-se em situações extremas.
Segundo Knobel, o adolescente manifesta uma série deposicionamentos religiosos, passando por períodos de místicos ou períodos de um ateísmo absoluto:
A preocupação metafísica emerge então com grande intensidade, a as tão freqüentescrises religiosas não são um mero reflexo caprichoso do místico, como às vezes costumam aparecer aos olhos dos adultos, mas tentativas de soluções de angustia que vive o ego na sua busca deidentificações positivas e do confronto com o fenômeno da morte definitiva de uma parte do ego corporal. (in op. citada, p 40)
O adolescente busca um Deus pessoal com capacidade de amar ,compreender, solidário e que aceite o ser humano como tal. Pois o sentimento religioso desenvolve-se num processo complexo de interação de fatores mentais, emocionais, físicos, sociais efisiológicos que podem ser facilitados ou dificultados nesse momento da vida do jovem, conduzindo-o à uma atitude de rejeição ou adaptação impositiva, dependendo da relação familiar.
Oadolescente torna-se intelectualmente capaz de questionar o mundo adulto, seu sistema de valores, tentando encontrar respostas para suas próprias preocupações religiosas, podendo passar de umtipo de consciência moral autoritária para um tipo humanista de valores morais segundo o qual ele tem a liberdade subjetiva de procurar seus objetivos éticos e morais, quando encontrasegurança na relação e orientação dos pais, um modelo de conduta ética, moral e difusão de valores espirituais que o ajudam compreender as relações dos diferentes aspectos do crescimento.
tracking img