hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITAL
Nome - RA
Marketing Hospitalar
Juazeiro-BA
2014
Nome - RA
Marketing Hospitalar
Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão Hospitalar)
da UNIDERP - Universidade Anhanguera Interativa, para a disciplina :Marketing Hospitalar. Autoria: Tarcisio Torres SIlva
Aplicado ao Cursos Superior de Tecnologia em GestãoHospitalar
Juazeiro-BA
2014
Introdução
Marketing Hospitalar
Os serviços de marketing vêm ganhando um realce significativo na medida em que o mundo se moderniza, as inovações tecnológicas se expandem e cresce o mercado de serviços.
Na área hospitalar, entretanto, muitas são as resistências tanto pela sua história,marcada por ascendências filantrópicas e religiosas, quanto pelo conceitoequivocado do marketing nessas instituições.
De certo, ao longo dos anos, muitas foram as considerações surgidas na área hospitalar, relativas a: bem-estar do paciente, hospitalidade, qualidade no serviço hospitalar, hospital moderno, humanização do serviço de saúde e tantos outros aspectos, acompanhados das práticas de conferir certificações nacionais e internacionais. E na perspectiva de atender àsdemandas da contemporaneidade, muitos autores como Borba (2009), Campos e Peinado (1995), Lima-Gonçalves (2011), Garcia (2005), dissertam sobre planejamento e estratégias de inovação para essa área, mas de fato, não se conhece o real efeito do uso do marketing como incremento às vantagens de desempenho e qualidade.Kotler (2005) ao definir o conceito de marketing, explora questões ligadas a valorpara o cliente, necessidade mercadológica, levando em consideração satisfação e rentabilidade.
Para o autor, a rentabilidade está ligada ao aumento de vendas, no qual esta, muitas vezes, está relacionada às ações de marketing.
De acordo com Pinheiro (2009), é difícil definir que característica da ação foi decisória para o aumento das vendas, sendo difícil justificar a alta administração oinvestimento de uma ação à outra que anseie o retorno desejável sem se fundamentar nas métricas quantitativas.
Queiroz (2009) afirma que, a maioria das propostas vindas dos profissionais de marketing justifica o investimento em propaganda ou marketing em termos de crescimento em consciência de marcas, volume de vendas ou participação de mercado. Entretanto, na maioria das vezes, a alta administraçãocostuma ser descrente de que tais medidas tenham qualquer analogia com a rentabilidade de longo prazo para a empresa. Já os gestores de marketing raramente acreditam que as despesas de marketing estão atreladas ao valor financeiro do negócio. Assim o autor afirma que, esse problema apenas será resolvido quando os profissionais de marketing aprenderem a justificar as estratégias de marketing emtermos financeiros relevantes.
Dessa forma, este trabalho busca analisar a visão dos gestores e professores sobre a utilização do marketing hospitalar em instituições hospitalares privadas, de grande porte, nas 15 cidades de Recife e São Paulo, como forma de incremento às vantagens de desempenho e qualidade.
ETAPA 1
APRESENTAÇÃO
Localizado em Juazeiro, cidade baiana que faz divisa com o estadode Pernambuco, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) foi reinaugurado no dia 15 de julho de 2009, sob a gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.
A unidade hospitalar pertencente a rede estadual de saúde na Bahia, oferece à população usuária do SUS no Vale do Médio São Francisco, assistência especializada clínica, cirúrgica e de emergência.
O HRJ se firmou comoimportante centro de atendimento para os usuários que necessitam de cirurgias em diversas especialidades. No hospital são oferecidos os serviços ambulatoriais em 17 especialidades: Pneumologia, Cardiologia, Infectologia, Gastroenterologia, Urologia, Endocrinologia, Angiologia, Ginecologia, Mastologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Proctologia, Nefrologia, Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia...
tracking img