Horta na escola: um campo aberto para o aprendizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HORTA NA ESCOLA: UM CAMPO ABERTO PARA A APRENDIZAGEM

Aline de Arvelos Salgado-alinearvelos@hotmail.com
UFG / Campus Jatobá

Robledo Lima Gil- robledogil@yahoo.com.br
UFG/ Campus Jatobá



Resumo:

O projeto “Horta na escola: Um campo aberto para a aprendizagem” visa dinamizar o ensino de Ciências, apresentando uma forma alternativa de aprendizado para os alunos, pois, pode mostrarna prática o que é ensinado didaticamente. O trabalho em questão surgiu de uma problemática levantada na escola advinda da dificuldade de aprendizado dos alunos através, apenas, do ensino teórico. A presente pesquisa tem o objetivo de ser um “laboratório vivo” para os diferentes tipos de atividades didáticas. Os resultados evidenciam a necessidade de se trabalhar mais aulas práticas com os alunos,visto que somente aulas teóricas e dentro da sala de aula se tornam cansativas e os alunos se sentem desmotivados.



Palavras-chave: aprendizado, dificuldade, ensino teórico, aulas práticas.


Introdução:


O projeto “Horta na escola: Um campo aberto para aprendizagem” visa dinamizar o ensino de Ciências, apresentando uma forma alternativa de aprendizado para os alunos, pois, podemostrar na prática o que é ensinado didaticamente. A sua importância está na motivação da aprendizagem. Segundo (SMITH, K.A, 1998) “a importância do trabalho prático é inquestionável na Ciência e deveria ocupar lugar central no seu ensino”.
Segundo BIZZO, 1998:


“A Educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades queneles despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, levando os alunos a desenvolverem posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundamentadas em critérios
objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada.”
O projeto em questão surgiu de uma problemática levantada na escola advinda dadificuldade de aprendizado dos alunos através, apenas, do ensino teórico, a esse respeito Krasilchick salienta que:


“A observação de aulas de Biologia revela que o professor fala, ocupando, com preleções, cerca de 85% do tempo. Os 15% restante são preenchidos por períodos de confusão e silêncio e pela fala dos estudantes que na maior parte das vezes consiste em pedidos deesclarecimento sobre as tarefas que devem executar”. (KRASILCHICK, 1996, p. 72-73)


As aulas práticas de Ciências e Biologia proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do seu próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que o mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas,chegando a conclusões, à aplicação de conhecimentos por ele obtidos, tornando agente do seu aprendizado, segundo Weissman, H:


“A implantação de uma horta orgânica no espaço escolar oferece uma gama de possibilidades para trabalhar o processo ensino-aprendizagem de ciência, pois possibilita o tratamento de problemas reais que se originam, desenvolvem e reformulam naturalmente, semnecessidade de apresentação de situações problemáticas artificiais.” (WEISSMAN, H, 1998, p.153-174).




O ser humano aprendeu desde a pré-história a praticar a agricultura a fim de assegurar seu sustento. Com o passar do tempo, esta técnica sofreu varias modificações, passando a utilizar intensivamente agrotóxicos, fertilizantes e maquinarias, o que acabou de certa forma agravando asituação ambiental e a produção de riscos aos seres humanos.

Justificativa:

Justifica-se a presente pesquisa de ser um “laboratório vivo” para os diferentes tipos de atividades didáticas com intuito de sensibilizar o educando a cerca da necessidade de cultivarem produtos orgânicos e consumirem hortaliças de procedência conhecida, a compreender o valor nutricional dos vegetais e a...
tracking img