Horse Hisotia

418 palavras 2 páginas
1) O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.O milagre econômico trouxe para os os pobres o arrocho salarial,inflação,pobreza e muitos outros problemas
2) A morte de Herzog acorreu onde funcionavam o DOI-CODI e causaram uma mobilização popular contra a tortura e a ditadura.
3) `ANOS DE CHUMBO` é a designação do período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, que se estende, basicamente, do fim de1968, com a edição do AI-5 em 13 de dezembro daquele ano, até o final do governo Médici, em março de 1974.Esse período recebe esse nome pelo feroz combate entre a extrema-esquerda versus extrema-direita, de um lado, e de outro, o aparelho repressivo policial-militar do Estado, eventualmente apoiado por organizações paramilitares e grandes empresas, tendo como pano de fundo, o contexto da Guerra Fria.
4) As conquencias foram:
- Inflação elevada. No período, a inflação ficou entre 15% e 20% ao ano.
- Aumento da dívida externa. O desenvolvimento econômico foi bancado, principalmente, com empréstimos no exterior. Esta dívida prejudicou o desenvolvimento do Brasil nos anos futuros, pois criou uma dependência com relação aos credores e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), além de comprometer uma significativa fatia do orçamento para pagamento de juros da dívida.
- Embora a economia tenha crescido consideravelmente, não houve distribuição de renda e, portanto, aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país com o aumento da concentração de renda nas mãos dos mais ricos.
5) O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro,

Relacionados