Hormonios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
CURSO DE FISIOTERAPIA
















GONIOMETRIA






Acadêmicas: Caroline Arruda Sarturi
Greici Lorenz
Lauren Rorato Gomes
Natalia ParaíbaNunes









Santa Maria, julho 2009.
INTRODUÇÃO

A goniometria é uma técnica de avaliação usada para determinar a ADM. De acordo com Palmer (2000), a amplitude, ou quantidade, de movimento que uma articulação consegue realizar constitui uma função da morfologia da articulação, da cápsula e dos ligamentos, assim como dos músculos ou tendões que cruzam essa articulação. Asarticulações são descritas como possuindo graus de liberdade de movimento, podendo variar de um a três graus, dependendo do plano e eixo em que a articulação se movimenta.




1 FINALIDADES DA AVALIÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR



a) Estabelecer a ADM existente em uma articulação e compará-la com a amplitude normal para esse individuo ou com o lado não afetado.

b) Ajudar afazer o diagnóstico e determinar função articular do indivíduo.

c) Reavaliar o estado do individuo após o tratamento e compará-lo com aquele existente por ocasião da avaliação inicial.

d) Desenvolver o interesse do individuo, assim como sua motivação e entusiasmo pelo programa de tratamento.

e) Documentar os resultados dos esquemas de tratamento por razões médico-legais e paracomunicar-se com outros profissionais da área médica, companhias de indenização de trabalhadores.



1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A ADM DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA CERTIFICAR-SE DE QUE A GONIOMETRIA É UMA AVALIAÇÃO OBJETIVA:

- Confiabilidade das Mensurações do Ângulo Articular: existe concordância geral em que as variações intra-avaliador em geral são menores que as variaçõesinter-avaliadores e que o erro da mensuração pode diferir para diferentes articulações.
O goniômetro universal, como instrumento de mensuração de escolha para as articulações dos membros, em geral revelou possuir uma confiabilidade de boa a excelente.

- Validade das Mensurações Articulares: uma mensuração goniométrica válida é aquela que representa verdadeiramente a posição articular ou ADM articular. Ogoniômetro é considerado como o “padrão ouro” com o qual devem ser comparados os outros instrumentos usados nas mensurações articulares.

- Idade: em geral quanto mais jovem o individuo, maior a ADM.

- Sexo: mulheres costumam ter maiores amplitudes que os homens, apesar de nem todos os estudos confirmarem esse achado. Durante a gravidez, as mulheres podem evidenciar um aumento na ADM emvirtude das alterações hormonais.

- Ocupação ou Padrão de Atividade: pode ser responsável por ADM maior ou menor, por exemplo, ginastas exibem uma ADM aumentada nos quadris e na parte inferior do tronco.

- Estruturas Articulares: algumas pessoas, por causa da genética ou da postura, possuem normalmente articulações hipermóveis ou hipomóveis. Os examinadores que realizam mensurações goniométricasdevem levar me conta a sensação final de cada articulação quando determinam a ADM passiva. A estrutura ou as estruturas que limitam a ADM em uma articulação transmitem uma sensação característica no final do movimento. A sensação é uma mensuração subjetiva da resistência encontrada no final da ADM e faz parte da avaliação da ADM.

- Dominância: a goniometria comparativa é feita quando umaarticulação é acometida unilateralmente, o membro contralateral pode ser usado então como o padrão para a ADM normal desse individuo.
- Tipo de Movimento: a ADM passiva é avaliada habitualmente por goniometria e representa a quantidade de movimento possível quando examinador desloca uma parte corporal sem qualquer assistência por parte do individuo. Em geral é maior que a ADM ativa, pois a integridade...
tracking img