Hormonio na obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormônios na Obesidade

Estudos indicam que o nível e a função de diversos hormônios encontram-se alterados na obesidade.
O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal apresenta-se hiper-responsivo nosindivíduos obesos, existem diversas evidências na literatura de que há uma maior ativação do eixo HHA em pacientes obesos, particularmente naqueles com distribuição central de gordura.
Alternativamente,uma anormalidade no metabolismo dos glicocorticoides, levando ao maior clearance metabólico de cortisol, poderia estimular o eixo HHA para compensar as alterações periféricas. O clearance metabólico decortisol encontra-se elevado em obesos.
Apesar das sutis alterações encontradas, não há evidência de hipercortisolismo clínico (bioquímico) em indivíduos obesos. Salehi e Cols, afirmam que os doisparâmetros principais utilizados para avaliar hipercortisolismo sistêmico são o cortisol urinário livre e o cortisol sérico, sendo o último mais importante e preciso.
Foram feita experiência em ratoscom hiperexpressão e eles apresentam maior ganho de peso principalmente na região do abdominal, os animais transgênicos níveis aumentados de ácido graxos livres, triglicérides e leptina.
Asconcentrações de leptina oscilam durante o desenvolvimento puberal em ratos, primatas e humanos.
Em meninas, a concentração aumenta progressivamente durante o desenvolvimento puberal. Em meninos, a leptinaaumenta antes da puberdade e durante as fases iniciais, e depois declina progressivamente.
Homens com obesidade grave têm níveis de testosterona livre baixos sem concomitante aumento de LH, sugerindo umestado de hipogonadismo hipogonadotrófico. As alterações são reversíveis com perda ponderal.
Em algumas mulheres obesas após a menopausa, observam-se níveis de gonadotrofinas menores do que o esperadona condição de falta de retroalimentação negativa estrogênica.
Alguns autores acreditam que as alterações do eixo somatotrófico de obesos possam ser mal adaptadas.
As características de...
tracking img