Homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
31-10-2012Trabalho realizado por:Helen MacielJoão GuerreiroMaria JoséPaulo FerreiraVanda Sarmento |
EFA 2ºANO | Homofobia e Transfobia |

EFA 2ºANO | Homofobia e Transfobia |

Índice
Introdução 2
O que é homofobia 3
O que é transfobia 3
Como é encarada pela sociedade portuguesa 4
Como as pessoas são afectadas na sua vida privada 5
No mercado de trabalho e entidade patronal,colegas lidam com o problema 5
Movimentos ou associações da sociedade que se posicionam a favor ou contra 6
O Governo tem tomado decisões políticas 7
Refira como é encarada esta temática pelos cidadãos e governantes de outros paises 7
Ofensas e descriminação nas redes sociais 8
Religião 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução

No trabalho que se segue vamos falar sobre doisassuntos que afetam muito a sociedade que nos rodeia nos dias de hoje. Eles são a Homofobia e a Transfobia, nos quais falamos sobre as descriminações socias entre casais do mesmo sexo, as doenças sexualmente transmissíveis, as leis do casamento e da adoção de crianças pelos mesmos. Também falamos sobre como a igreja encara este situação e como afecta a vida pessoal destas pessoas, como a descriminaçãonos locais de trabalho, e o modo como são vistos pela sociedade.

O que é homofobia?
Significa medo do homossexualismo e não aceitar ou não respeitar pessoas apenas por sua orientação sexual. É típico das pessoas que, consciente ou inconscientemente, ainda tem muitas dúvidas e angústias sobre sua identidade sexual. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas proprias serem homosséxuais ou de queos outros pensem que o são.

O que é transfobia?
Refere-se á versão ou discriminação contra pessoas transexuais, transgénicos ou travestis, baseada na expressão de sua identidade de género. É como um tipo de transtorno de identidade, refere-se à condição do individuo que possui uma diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.

Como éencarada pela sociedade portuguesa?

Tem aparecido nas falas cotidianas, na mídia e sua discussão está a tomar uma dimensão maior. Mas, a religiosidade, o conservadorismo e o preconceito trabalham para mascarar a gravidade da homofobia. Todas as vezes que uma determinada minoria social começa a organizar, ganhar voz, exigir direitos e combater preconceitos há a reação conservadora. Há a reação dequem quer ver gays apenas nos seus isolamentos. Confinados em mundos subterrâneos e notívagos paralelos. De quem afirma que a pessoa pode até ser gay, mas não pode ser afemininado. É nessa hora que surgem na boca das pessoas palavras extremamente cruéis como: heterofobia, ditadura gay, privilégios.
Tudo que diz respeito com a sexualidade esta envolvido numa nuvem de mistério, sempre despertandocuriosidade e profunda inquietação. Não só, mas principalmente neste assunto, tudo que se situa fora dos estereótipos é rotulado de “anormal”, ou seja, fora da normalidade, que não se encaixa nos padrões convencionais. A sociedade tem valores culturais dominantes em cada época e um sistema de exclusões muitas vezes baseado em preconceitos estigmatizantes.
Questões que envolvam relações familiarese comportamentais situam-se mais na esfera privada do que na pública, cabendo à sociedade a sua normalização. São, em regra, questões de lenta aceitação. O divórcio é um exemplo. Demorou, mas a sociedade acabou por aceitá-lo. A sociedade, nas últimas décadas mudou a maneira de encarar a homossexualidade e a virgindade das mulheres, ficou mais tolerante com a primeira revolução e revogou anecessidade da segunda.
Com a evolução dos costumes e a mudança dos valores, dos conceitos de moral e de pudor, o tema referente à orientação sexual deixou de ser “assunto proibido” e hoje é enfrentado abertamente, sendo retratado no cinema, nas novelas e na imprensa.
Ainda que a sociedade se considere heterossexual, a homossexualidade existe desde que o mundo é mundo. Nas culturas ocidentais...
tracking img