11112223344-89

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: Highlander
DISCIPLINA: Homem e sociedade
Prof.: Paulo

O MITO NA SOCIEDADE MODERNA
Alguns pensadores dos séculos passados, diziam que o progresso tecno-cientifico, faria o homem modernoabandonar totalmente as suas crenças, passando a crer somente naquilo que a ciência pode-se explicar com suas pesquisa
Atualmente a ciência e a tecnologia desenvolveram-se muito, e as crençasmíticas ainda continuam presente na vida das pessoas. Alias, constata-se que nos países mais desenvolvidos a religiosidade vem sendo revitalizada. Isto nos proa duas coisas: primeiro, a ciência não écapaz de dar todas as respostas que o homem necessita; segundo, por mais que a tecnologia e a ciência progridam, elas não são capazes de satisfazer a sede humana do infinito.
Por este motivo podemosencontrar ainda hoje fortes indícios de crenças míticas, onde os mitos não ficaram perdidos em um passado remoto, muitos de seus elementos estão claramente presentes na atualidades, como, superstições,crendices, invocações, promessas, rezas, benzeções, rituais de passagem, previsões, invocações de espíritos não fazem parte das assim chamadas de sociedades menos desenvolvidas, mas podem serencontrados nos ambiente mais refinados da sociedade. Apesar da negatividade de alguns, o mito esta fortemente vivo. A religião, a filosofia e a ciência não conseguiram elimina-lo, somente diminuíram asua importância.

O MITO MODERNO
Além da preservação dos elementos dos chamados mitos primitivos, na sociedade moderna, surgiu outro tipo de experiência que recebe a designação de mito. Agoraestamos falando do mito de super-herói, das estrelas de cinema, atores de televisão, jogadores de futebol, pessoas que estão na mídia, entre outros. Neste caso o mito não é propriamente uma forma deconhecimento, pois não consiste uma interpretação da realidade; é, sobretudo, um tipo de experiência que, de alguma forma, vem preencher uma lacuna existente no homem.
Os mitos modernos, não são mais...
tracking img