Homoafetivo, heteroafetivo e biafetivo e suas dimensões: orientação ou opção sexual?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Homoafetivo, heteroafetivo e biafetivo e suas dimensões: orientação ou opção sexual?



Sandra Santos Gomez*



Cometemos um erro terrível em afirmar que a orientação sexual de uma pessoa éuma escolha. É claro que ninguém gostaria de ser homossexual, transexual ou hermafrodita, dado aos inúmeros preconceitos, discriminações e outras situações vexatórias, os quais os sujeitos sociaisinseridos nessas condições são obrigados a vivenciar no dia a dia desde que sociedade, machista, percebe que são diferentes.

Como se já não bastasse isso, essa mesma sociedade que reprime, que julga,que espanca, que mata, ainda tenta “curar’’ as/os LGBTs de uma “doença” que não existe, ou melhor cuja doença somente encontra existência fundamentada em textos de princípios doutrinários de cunhoreligioso radical. No contexto brasileiro, podemos afirmar que são especialmente as cristãs, e em outros países as demais orientações teológicas, como o Islamismo que pune com morte quem se declara ou épercebido como sexualmente diferente dos demais.

O desejo, o sentimento, a atração homoafetiva, heteroafetiva e biafetiva é nata e não é uma escolha que se faz em uma determinada época da vida, ouna convivência social e cultural. Ou seja, os seres humanos sentem-se atraídas e/ou gostando da outra, em momento algum ninguém decide sentir nenhum tipo de afeto por outro, são construções naturais eespontâneas. Embora algumas pessoas relatem que foram curadas e deixaram de ser homossexual ou bissexual, na verdade estas pessoas apenas passaram a reprimir sua verdadeira sexualidade, passando avivenciar aquela que é tida como “normal”. Ao reprimir sua condição natural de diferença sexual, esses sujeitos sofrem condicionamentos psicossociais que interferem sobremaneira em sua vida em todos osaspectos.

É claro que um homossexual, ou até mesmo um/a Transexual pode vivenciar uma sexualidade ou uma identidade sexual que não é a sua, e isso ocorre porque os nossos pais depositam todos os...
tracking img