Homens, mulheres e chefes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Homens, Mulheres e Chefes

O autor caracteriza dois grupos, que são iguais morfologicamente, mas distintos em comunicação ou fala. Um grupo utiliza um dialeto que é compreensível, enquanto o outro não. Dentro desses grupos há forças antagônicas, onde o autor deixa claro que a relação entre homens era de primos e a mulher com homens (que não fosse seu marido) era de irmãos, e vice-versa. Surgeentão, um terceiro grupo que temia os outros; relembrando que o grupo que não tinha comunicação compreensível desconfiava dos outros que ele não conseguia compreender.
Fica evidente ainda que os chefes dos grupos são de extrema importância, pois eles influenciavam os outros integrantes da comunidade. Então, esses chefes tinham que agir como líderes e cumprir um papel satisfatório, pois casocontrário, as pessoas do seu grupo iriam para outras tribos, trocando-o por um líder melhor. Um grupo pode variar com o tempo, ele pode evoluir ou desintegra-se de um grupo, pois os líderes podem mudar devido aos conflitos internos de cada grupo. Por fim, o autor cita o grupo Wakletoçu como possuidor de um chefe engenhoso e inteligente. 
Muito curiosa e peculiar é a posição do chefe entre osNhambiaquara, cujo poder é adquirido não hereditariamente, mas através da indicação do próprio líder quando este já está velho e não consegue mais cumprir com as suas obrigações.
Todavia é bastante frequente a recusa daquele a quem foi oferecida tal função e isso pode ser compreendido observando a grande responsabilidade e a fraca autoridade que o chefe possui perante a comunidade. Por ser tão instável olugar ocupado por este líder, ele não pode ser considerado como soberano absoluto e para que o mesmo possa se manter a frente do povo, a generosidade é um fator essencial e disso depende toda a manutenção e exercício do seu poder.
Outra particularidade do chefe neste grupo é sua obrigação de satisfazer as necessidades dos indivíduos do bando, mesmo que para tanto seja necessário sacrificar aspróprias. Portanto, não são muitas as vantagens de possuir tal posição neste grupo e eles têm consciência disso, tanto é que alguns se cansam e desistem de suas funções entregando sua posição a outro.
O chefe deve possuir um conhecimento do seu próprio território e dos outros, consequentemente deve conhecer os vizinhos e discernir os inimigos dos amigos. Ele tem que saber em que período é melhor para acaça nesses locais e saber quando as árvores dão frutos. O bando que possui o seu chefe e crêem que ele vele pelos interesses e a sua segurança por eles.
O chefe por possuir uma função muito exigente ele possui o direito de se casar com várias mulheres, a poligamia, isso é uma compensação moral e sentimental de suas obrigações. Este tipo de poligamia é bem diferenciada. A mulher do primeirocasamento conforma-se com a divisão do trabalho entre os sexos (cuida das crianças, cozinha e coleta produtos selvagens). As outras mulheres as quais ele casa assumem tarefas de auxiliar o chefe fisicamente. A mulher do primeiro casamento é vista como uma esposa e as outras como amantes.
Normalmente os banhos são separados entre os homens e as mulheres, todavia, o chefe pode tomá-los com as suasparceiras do segundo casamento, com isso ele tem brincadeiras e numerosos gracejos. Porém a parceira do primeiro casamento possui o mesmo direito de brincar com o chefe e ainda possui uma autoridade maior sobre as outras
A união poligâmica apresenta-se assim como a superposição de uma forma pluralista de camaradagem amorosa sobre o casamento monogâmico, e ao mesmo tempo como um atributo de chefiadotado de um valor funcional, tanto do ponto de vista psicológico quanto do ponto de vista econômico.
O mal que a poligamia do chefe provoca é o desequilíbrio entre o número de rapazes e das moças em idade matrimonial. Mas eles resolvem esse problema com a permissão de relações homossexuais “amor-mentira”. Elas acontecem frequentemente e são consideradas infantis, e quase não se lhes presta...
tracking img