Homens engenharias e rumos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No prefácio, Freyre diz que “engenhar” remete a “inventar, engendrar, maquinar”. Fácil conexão com a palavra “Engenharia”. Ele diz que “O engenheiro cuida do emprego de dispositivos e de processos na conversão de recursos naturais ou humanos em formas adequadas ao atendimento de necessidades do homem”. Homem este que pode ser visto como o homem social, que inclui o homem econômico, o homempolítico, o homem aprendiz e o homem lúdico. Todos estes estágios ou partes do homem social têm sua função e suas necessidades ou clamores típicos. O que poderia ser eventualmente descartado numa discussão em torno de engenharia, o homem lúdico, na verdade é de suma importância e influencia fortemente nos outros três campos avaliativos do homem. Tanto no político, quanto no econômico e no aprendiz.Gilberto fala sobre três tipos de engenharia, e caracteriza-os. São elas a engenharia física, a engenharia social e a engenharia humana. É traçado um paralelo demonstrativo interessante com o Brasil Colônia: a divisão do Brasil em capitanias pode ser considerada uma obra de engenharia social. A construção dos primeiros fortes, uma obra de engenharia física. A adaptação de formas européias de corpohumano a redes ameríndias de dormir, uma obra de engenharia humana.
A engenharia física é relacionada ao lado mecânico, operacional. Outro exemplo importante de engenharia física hidráulica é a reação às secas nordestinas, com o “engenho de escravizar águas”, por meio de tapagem, inspirada no comportamento do castor da região, animal hábil em cavar a terra para cativar águas. Percebe-se uma obrade engenharia física ecológica, mostrando que até a observação de animais pode resultar em soluções úteis e inteligentes de engenharia física.
Certo pronunciamento de Osvaldo Lamartine dizia: “o problema das secas estaria resolvido no dia em que as águas caídas das chuvas não chegassem ao mar”. Nesse simples trecho podem relacionar-se as três vertentes da engenharia num só propósito: um plano deengenharia física, que realizado por engenharia humana poderia se transformar em clara obra de engenharia social. A engenharia física é a mais evidente, a mais perceptível. Ela se manifesta em quase todas as coisas técnicas ou construções, a serviço imediato dos homens. A engenharia humana cuida das relações técnicas e ao mesmo tempo antropométricas do homem com essas coisas. Já a engenhariasocial lida com as inter-relações de ordem social entre homens.
Vem sendo muito utilizado o nome engenharia para denominar e caracterizar especialidades restritas, como engenharia médica por exemplo. Entende-se por engenharia toda técnica de manipulação de coisas através de máquinas. Também pode ser considerado em caso de órgãos e partes do corpo humano controlados ou mantidos em funcionamento poralguma atividade mecânica.
A engenharia social lida mais com estruturas do que com funções, preocupando-se com a criação de novas formas e de novos estilos de convivência social. A engenharia social seria algo no sentido de “um esforço organizado para modificar as instituições econômicas e sociais”, segundo o professor Roger M. Baldwin. Esse esforço é o que a diferencia do serviço social, cujocampo de competência não abrangeria a realização de mudanças essenciais nas estruturas sociais.
A engenharia humana é definida pelo professor Ernest J. McCormick como “adaptação ao uso humano do espaço, equipamento e ambiente de trabalho”. Usam como sinônimo da expressão “engenharia humana” as palavras “biomecânica” ou “ergonomia”. Usa-se também a expressão “engenharia psicológica”. Percebe-se agrande discrepância, e nota-se a complexidade da questão. É algo que interessa ao engenheiro fisco e ao administrador ao mesmo tempo em que interessa ao antropólogo, ao fisiólogo e ao psicólogo. Ela trata de saber como as atividades motoras do ser humano interferem e se relacionam com o trabalho que cada um realiza dentro de seu grupo social, cada diferente situação ou ocupação.
A engenharia...
tracking img