Homens, Cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem, cultura e sociedade


Os movimentos sociais no Brasil estão representados através del ideres de manifestações , Sindicalistas , Trabalhadores e etc. Os movimentos sociais no Brasilsempre foram representados por duas vertentes básicas a intelectualidade inorgânica (extrema direita) e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o inicio da década de 1990 e antes da instalaçãode um política neo liberal;
As novas tecnologias ampliaram muito a capacidade de comunicação dos grupos sociais, que passaram a ter mais facilidade para se organizar. Os jovens, em especial, têmse destacado em vários lugares do mundo pela forte participação em protestos por causas diversas.
No Brasil, o movimento estudantil já teve grande papel na luta por direitos sociais,principalmente durante os anos de ditadura, porém, um episódio recente dividiu a opinião da sociedade sobre os ideais que fundamentam os movimentos estudantis hoje. O fato é que, no dia 8 de novembro, setenta edois estudantes foram detidos durante a desocupação da reitoria da USP (Universidade de São Paulo).
A ocupação, em protesto contra a presença da polícia militar no campus, foi uma reação à detençãode três alunos que fumavam maconha no estacionamento da faculdade. Os manifestantes, no entanto, alegaram que o motivo dos protestos era político. O contexto político mudou, vivemos em um estadodemocrático e o acesso à universidade tornou-se mais popular. Nesse novo contexto, queremos que você analise qual é o papel dos movimentos estudantis.
Os políticos estão cada vez mais deixando paratraz o interesse a cidadania, o que era para ser uma copa com melhorias está se tornando a copa do descaso político com a saúde,educação e segurança. O autor nos mostra o que a copa do mundo estaproporcionando para a sociedade brasileira.
Durante a copa, o governo brasileiro gastou bilhões de reais na construção de estádios, e além disso, com preços bem mais elevados do que o previsto....
tracking img