homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O medo do desconhecido e a necessidade de dar sentido ao mundo que o cerca levaram o homem a fundar diversos sistemas de Crenças, Cerimónias e Cultos - muitas vezes centrados na figura de um entesupremo - que o ajudam a compreender o significado último da sua própria natureza.
Mitos, Superstições ou Ritos Mágicos que as sociedades primitivas teceram em torno de uma existência sobrenatural,inatingível pela razão, equivaleram à crença num ser superior e ao desejo de comunhão com ele, nas primeiras formas de religião.

Religião (do latim religio, cognato de religare, "ligar", "apertar","atar", com referência a laços que unam o homem à divindade) é como o conjunto de relações teóricas e práticas estabelecidas entre os homens e uma potência superior, à qual se rende culto, individual oucolectivo, pelo seu carácter divino e sagrado. Assim, religião constitui um corpo organizado de crenças que ultrapassam a realidade da ordem natural e que tem por objecto o sagrado ou sobrenatural,sobre o qual elabora sentimentos, pensamentos e acções.
Esta definição abrange tanto as religiões dos povos ditos primitivos quanto as formas mais complexas de organização dos vários sistemasreligiosos, embora variem muito os conceitos sobre o conteúdo e a natureza da experiência religiosa.

À medida que o homem passou a organizar a sua existência numa base racional, a multiplicidade de poderesdivinos e sobre-humanos do primitivo animismo não conseguiu satisfazer a necessidade de estabelecer uma relação coerente com as múltiplas forças espirituais que povoavam o universo. Surgiram assim asreligiões politeístas, panteístas, deístas e monoteístas, expressões das condições sociais e culturais de cada época e das características dos povos em que surgiram.

Desde os finais do século XIX,e em particular desde a segunda metade do século XX, o papel da religião, bem como seu número de aderentes tem vindo a sofrer grandes alterações.
Actualmente o Islão é a religião que mais cresce em...
tracking img