Homens. homem?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA PERGUNTA, MUITAS RESPOSTAS
“O que é o homem?” é uma pergunta muito frequente entre os humanos, porém não existe uma resposta universal. A resposta para essa pergunta é dada com a pratica dodia-a-dia de cada um. Esse é um paradoxo que é respondido por nós mesmos, humanos; e não é preciso ser cientista para ter essa resposta.

NEUTRALIDADE? OBJETIVIDADE?
nem mesmo a resposta doscientistas sobre “o que é o homem?” será absoluta. Por mais objetivos e neutros que forem os conhecimentos científicos sobre esse assunto, serão apenas mais uma resposta, dentre milhões, para essa indagação. Acrença na resposta cientifica, não é universal, e só será acatada por aqueles que crerem nela. Os cientistas estão convictos de que suas respostas não são uma verdade única sobre aquele determinadoassunto, e é justamente assim, negando suas respostas como sendo únicas, que eles se aproximam cada vez mais de explicarem determinado assunto com mais rigor. A antropologia é a mesma coisa, umaciência da qual pretende explicar “o que é o homem?” porém está ciente de que sua resposta não será universal. Essa nova maneira de se colocar essa questão, permitiu aos cientistas privilegiarem a diferençaentre os homens, ou seja, descobriram que aquilo que tem de mais semelhante entre os homens é exatamente a diferença.

MUNDOS. MUNDO?
Essa nova colocação de encarar o problema “o que é o homem?”preside-a a tentativa de compreender a diferença como caracterizadora da semelhança dos homens entre si. Essa perspectiva evita o etnocentrismo e neutraliza o antropocentrismo, de modo que é precisocolocar as semelhanças e diferenças dos homens em função das diferenças e semelhanças dos seres vivos. Assim, nos deparamos com uma série de fenômenos comunicacionais, ou seja, todos os seres secomunicam de alguma forma, mesmo nas formas de vida menos evoluídas, há comunicação. Cada organismo tem seu aparelho especifico, de modo que cada um vive em seu meio próprio, e portanto em condições de...
tracking img