Homem e sociedade unidade i

Galera, se alguem souber por favor responder
Obg

Pergunta 1



O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do sensocomum) porém, nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas, sim, que tem preocupações eencaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação.
Resposta
a.
A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em suas conclusões, poispara o pensamento científico interessado na melhoria de vida das populações, em geral, não pode haver dúvidas, por isso deve apoiar-se nas verdadeiras teorias deterministas.
b.
O sensocomum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às ciências naturais (físicas, biológicas, químicas) e sociais (antropologia, sociologia, ciências políticas).
c.
Os mitos e asreligiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer indagações sobre a vida humana e seus sentidos, posto que tais incumbências estejam reservadas à ciências formais.
d.
Os papéis dafilosofia e da religião, por exemplo, no que concerne às respostas sobre o ser humano e suas várias dimensões, já foram há muito desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento comprovadamente maisadequado que os outros.
e.
Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de Homem na ideia ampla de humanidade, que é oobjetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas homo-sapiens.

1 pontos
Pergunta 2



Considerando o trecho da cena imaginária sobre os primórdios da evolução que leva ohominídeo ao humano, assinale a alternativa que apresente essa possibilidade de evolução, uma centelha de humanidade ainda embrionária (algum traço estrito de humanidade):

“ ...Aproximando-nos,...