Homem Cultura E Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem, Cultura e Sociedade­


Sessão 1 – A filosofia e sua origem

A filosofia teve sua origem na Grécia Antiga (Séc. V a.C.). Como área de conhecimento que chegou até nós e influenciou odesenvolvimento da civilização ocidental. Os povos do Oriente, apesar de ter níveis de conhecimento, desenvolvimento social, político e econômico muito mais avançados, não conseguiram “fazer filosofia” da mesmaforma que os gregos.

Reale (1993, p. 11) Explica:
Crenças e cultos religiosos, manifestações artísticas de natureza diversas, conhecimento e habilidades técnicas de diferentes espécies, instituiçõespolíticas, organizações militares existiram seja nos povos orientais (os quais chegaram à civilização antes dos gregos), seja entre os gregos, e, consequentemente, é possível fazer confrontos [...].No que diz respeito à filosofia, porém, encontramo-nos diante de um fenômeno tão novo que, como dissemos, não só não há entre os povos orientais idêntico correlativo, mas nem mesmo algo queanalogicamente comporte comparação com a filosofia dos gregos ou que a prefigure de modo inequívoco.

Ou seja, havia desenvolvimentos em povos tão antigos quanto os gregos, mas a forma de pensar, de usar arazão e desenvolver o que ficou conhecido como “LOGOS” foi um fenômeno que se restringiu ao povo grego.

.....


A Filosofia Antiga está dividida nos seguintes períodos:

1. Período naturalista oupré-socrático: O problema dessa fase era a busca da compreensão da physis, ou seja, o cosmo e tudo que nela existe. Os grupos de pensadores que o representaram estão divididos entre os jônicos, ospitagóricos, os eleatas e os pluralistas.

2. Período Humanista: surgiu quando o período naturalista não atendia as demandas” das discursões políticas, sociais e morais.

3. Período das Sínteses Platônicas eAristotélica: Esse período, muito rico no pensamento filosófico, traz à tona a ideia do suprassensível e a formulação orgânica dos problemas filosóficos. Ou seja, explicam os problemas de ordem...
tracking img