homem cultura e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




as o que é o conhecimento mitológico?  
 
São características do pensamento mítico: uso do sobrenatural, do símbolo, na explicação das coisas, como a origem do universo, da natureza e dos valores. É crença sem fundamento justificável, com a utilização de representações simbólicas para a transmissão de suas idéias. Pertence à tradição cultural e representa a visão de mundo dedeterminada sociedade, sendo aceita e interiorizado pelo povo.  
   
Veja no vídeo a seguir um exemplo de um mito utilizado  para explicar  a existência do sol:  
  
  

O mito grego de Hélios conta que esse deus tinha a função de trazer luz e calor aos homens. Percorria o céu num carro de fogo puxado por 4 cavalos brancos, soltando fogo por suas narinas. Todas as manhãs, depois que a Aurora apareciade madrugada no horizonte no seu carro dourado, Hélios saia do Oriente com seu carro e subia até o ponto mais alto do Meio-Dia. Então começava a descer para o Ocidente e mergulhava no oceano ou descansava atrás das montanhas.  


Então com o vídeo que você acabou de assistir, fica fácil entender a função e a linguagem que caracterizam  o mito, não é mesmo? Mas vamos saber um pouco mais.  Mitos (mithos) - palavra grega que significa contar, falar alguma coisa para os outros. Mitos são explicações descomprometidas com a racionalidade que usam do fabuloso, da simbologia para explicar as coisas e os eventos no mundo.  
   
Segundo Mircea Eliade, pode-se  definir mito como:  
   
O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada emperspectivas múltiplas e complementares [...] o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos...O mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre, portantouma narração de uma criação descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir... (ELIADE,M 1992).  
   

 
 
   
O mito foi o primeiro passo que o homem deu para conhecer a si mesmo e o meio em que vivia. Ele traduzia não apenas as forças da natureza como a chuva, o dia e a noite, as secas, mas também questões de ordem humana, vida e morte, dor, angústia, felicidade.  O homemprimitivo enxergava a si mesmo (enquanto pessoa) no mundo, e assim atribuía alma às coisas do mundo. Deuses foram criados com a dualidade pertinente aos seres humanos, ou seja, possuíam defeitos e virtudes.  
  
Zeus (mitologia grega) é conhecido como o deus dos raios. É casado com a deusa Hera, mas teve diversos casos extraconjugais que resultaram no nascimento de filhos bastardos. Sua constanteinfidelidade fazia com que sua esposa, enfurecida,  se vingasse das amantes.  

 
 Loki é o deus do fogo da mitologia nórdica. É conhecido por ser mentiroso, traiçoeiro e de pouca confiança.  


Outra característica do conhecimento mitológico é seu caráter dogmático. Não há necessidade de comprovar sua veracidade, não pode ser contestado, basta apenas que o indivíduo creia na suaexplicação.  
 
 
Funções do mito  
   
De acordo com Chauí, o mito tem três frentes de funções: explicar, organizar e compensar(CHAUÍ,1995).  
   
1. Mito com função de explicar : O mito tem por função explicar a realidade de maneira a tranquilizar o homem em um mundo assustador.  
 
Exemplo disso é o mito de Perséfone, que tem por característica explicar o surgimento das estações do ano como vocêpode ver no vídeo a seguir.  
  
  
  
O mito de Perséfone simboliza a divisão das estações do ano. Nos seis meses em que Perséfone está com sua mãe, se faz na terra primavera - verão, é o tempo de felicidade pra terra, as flores nascem à paisagem se enfeita, e quando está com seu marido, se faz outono - inverno, a terra fica triste, gelada e sem emoção.   
   
2. Mito com função de...
tracking img