Hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Independente do Nordeste Acadêmica: Ana Luiza SouzaProfessor: Argemiro
Disciplina: História do direitoSemestre: 1º

Criado pelo rei da Mesopotâmia, o código de Hamurábi tem sua importância por ter sido o primeiro código escrito que reuniu todas as leis que antes era repassada de geração por geraçãooralmente. O rei ao criar o código centraliza mais o seu poder, além de propagar a justiça na terra, propiciar o bem estar do povo e iluminar o mundo.
Com 282 artigos registrados em um imensomonólito, suas sentenças baseavam-se nas crenças religiosas e no costume, compiladas por escribas da época. Influenciado pelo código do Talibã, o código do Hamurábi pregava o principio, “olho por olho, dentepor dente”. Assim, em diversas ocasiões o infrator pagava pelo crime cometido. As penas em sua maioria eram severas, a pena de morte, seja na fogueira, por enforcamento ou afogamento eram as maiscomuns.
Como todo código, esse também era dogmático.
Foi no intuito de garantir a ordem e manter o seu poder unindo-se a monarquia, que a Igreja católica lançou também os seus dogmas.Inquestionáveis, os fundamentos religiosos deveriam ser obedecidos por toda a população. Para garantir essa ordem e fortalecer o seu poder, a igreja criou a Inquisição. Esta ( a inquisição) era responsável porterríveis crimes sobre a população julgada herege pela igreja. A pena realizada pela a inquisição tinha estreita semelhança com as aplicadas pelo Código de Hamurábi.
O filme, O Nome da Rosa () traz opoder do Santo Oficio no seu auge e da forma mais cruel, na figura do inquisidor Bernado Gui. Este, para prevalecer o seu poder rejeita qualquer desenvolvimento da razão e da ciência, baseando...
tracking img