hkjbkjbkb

5577 palavras 23 páginas
A Revolução Liberal Portuguesa de 1820 A Revolução Liberal Portuguesa de 1820 ___________________

1806
Bloqueio Continental
1807
Saída da Família Real para o Brasil.
1ª Invasão Francesa
1808
Abertura dos portos Brasileiros.
1809
2ª Invasão Francesa.
Beresford no exército Português.

1810
3ª Invasão Francesa.
Tratado comercial entre Portugal e a Inglaterra (luso-britânico).
1815
Elevação do Brasil á categoria de Reino
1818
Criação do Sinédrio – associação secreta, cujos membros pertenciam a quase totalidade, à Maçonaria.
1820
Revolução Liberal Portuguesa
1822
Independência do Brasil

Antecedentes e Conjuntura (1807-20)____________________
 Portugal, no início do século XIX, encontrava-se desprovido de ideias iluministas, traduzidas no liberalismo. Essas naturalmente, tomaram como centro a França, e daí irradiavam para o restante da Europa.
 O príncipe D. João (futuro D. João VI), que o Estado de loucura da sua mãe, D. Maria I, o fizera regente, governava um país profundamente arreigado ao Antigo Regime. As actividades primárias predominavam. Pesadas obrigações senhoriais condenavam o campesinato à miséria.
- Economia eminentemente agrícola
A vida era arcaica e simples. Apesar do Marquês de Pombal ter reconstruído uma Lisboa moderna, a modernidade não chegou a todos.
 Instituições como a Real Mesa Censória (zelava pela interdição de obras consideradas subversivas) e a Intendência Geral da Polícia (repressão aos ideais iluministas), anteriormente criadas por M. de Pombal, defendiam os interesses do poder político absolutista, através de acções repressivas e da censura.
 Porém, uma burguesia comercial ansiava pela mudança. Assim como um grupo restrito de intelectuais que frequentavam cafés e botequins. Constituíam um terreno fértil para a propagação dos ideais da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade vindas de França. Muitos filiavam-se à lojas maçónicas e iniciam uma forte crítica a toda

Relacionados