hjkjhghjk

914 palavras 4 páginas
Sensação, percepção ou razão
O processo de conhecimento envolve vários elementos, podemos considerar como elementos necessários para a construção do conhecimento, a sensação, percepção e a elaboração racional dos dados perceptivos.
Sensação:
A sensação consiste na transmissão de um sinal sob a forma de um influxo nervoso, desde o órgão sensorial até um centro de recepção; os órgãos sensoriais externos são: olhos, os ouvidos, o nariz, a língua e a pele, nesses órgãos estão localizados os cincos sentidos. Cada órgão dos sentidos recebe diferentes estímulos , os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, .... estes estímulos, captados pelos respectivos órgãos dossentidos, são transmitidos até um centro nervoso ( medula espinal ou cérebro) onde são descodificados , dando origem a uma resposta motora ou glandular. A sensação é a via através da qual entramos em contato com o mundo, é a fonte de informação que acontece em nossa volta.
Percepção:

Racionalismo:
O Racionalismo pode ser dividido em diferentes vertentes, a vertente metafísica: que encontra um caráter racional na realidade e indica que o mundo está ordenado de forma lógica e sujeito a leis.
A vertente epistemológica ou gnosiológica: que contempla a razão como fonte de todo o conhecimento, sendo independente da experiência.
E a vertente ética: acentua relevância da racionalidade, respectivamente, á ação moral.
Racionalismo Cristão: Consiste em uma filosofia espiritualista sistematizada por Luíz de Matos, surgiu por causa de uma separação do movimento espírita brasileiro, seguidores dessa doutrina afirmam que racionalismo cristão é uma ciência e não uma religião, objetivo de discutir a evolução do espírito humano, chegando a conclusões de fenômenos e matérias como razão e raciocínio.
Racionalismo e Empirismo:
Diferentemente do Empirismo, o racionalismo aceita a existência das verdades inatas e as verdades ‘’a priori’’ Kant realizou uma síntese de racionalismo

Relacionados