Descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




FLUXO UNIDIMENSIONAL



EXERCÍCIOS PROPOSTOS





QUESTÕES TEÓRICAS

1) Porque no líquido a carga total é constante. Nos solos acontece a mesma coisa? Por que?

2) Asporo-pressões são calculadas multiplicando-se o peso da coluna d’água acima do ponto considerado. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Porque?

3) É correto dizer que o piezômetro mede a altura do níveld’água do terreno? Porque?

4) Cite 3 fatores que influenciam o coeficiente de permeabilidade, explicando sucintamente.

5) A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita através de ensaios decarga constante e carga variável, que podem ser realizados no campo ou no laboratório. Para determinação da permeabilidade de um solo argiloso, qual desses ensaios voce recomendaria? Porque?

6) Oque é gradiente hidráulico crítico e em que situação o projeto deve contemplar a possibilidade de ocorrência de instabilidade hidráulica?

7) Porque quando não há fluxo, a poro-pressão é calculadaconsiderando somente a profundidade do ponto em relação ao NA e o peso específico da água.

8) Como a umidade do solo interfere em sua condutividade hidráulica

QUESTÕES PRATICAS


1) Um ensaiode laboratório com permeâmetro de carga variável foi realizado para determinação do coeficiente de permeabilidade de uma amostra de solo (ver figura). Antes da amostra ser colocada no permeâmetro,verificou-se, durante a calibração do aparelho, que em face à resistência da tela, a variação do nível d’água da cota 1000mm (Ho) para a cota 150mm (H1) levou 5 Seg. Com a instalação da amostra o tempocresceu para 150 seg entre estes mesmos limites. Qual o coeficiente de permeabilidade e como você classificaria este solo quanto a sua granulometria?



A=200mm2





A=2000mm2

H1
oL=50mm




Tela




2) Dado o permeâmetro abaixo, determine a vazão nos solos 1 e 2.



10cm 5cm 10cm
A1=30cm2=1,2 A2
k1=0,3cm/seg
k2=0,1cm/seg




3) Avalie a quantidade de...
tracking img