hivhaids

13490 palavras 54 páginas
INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido aborda a evolução do HIV/Aids, desde o seu surgimento na década de 80 até os dias atuais. A presente reflexão tem como objetivo identificar a realidade das crianças e jovens portadores do HIV/Aids, que estão em situação de adoção e abrigamento. Para isso abordamos o processo de adoção nas instituições e quais os requisitos exigidos pela legislação pertinente; investigando os caminhos que são percorridos por essas crianças até que encontrem uma família substituta e assim conhecendo esta rotina.
As famílias que estão no processo de adoção, pouco conhecem sobre o HIV/Aids o que dificulta bastante o processo. Há também o preconceito, medo da perda e a falta de recursos financeiros que ainda é grande em nossa sociedade tão conservadora. A pesquisa de campo apresentada no trabalho foi realizada com profissionais e funcionários das instituições, LALEC (Lar Amor e Esperança HIV+) e Casa Vida I, coordenada pelo padre Júlio Lancelotti, CCI (Centro de Convivência de Taboão da Serra).
DIZER QTOS EM CADA Ongs
Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa como instrumento para realização das entrevistas, seguindo um roteiro estruturado que permitia aos técnicos e funcionários concederem seus relatos com liberdade.
Tivemos dificuldade de encontrar bibliografias especificas sobre o tema, uma vez que quase não se fala sobre o assunto “Adoção de Crianças e Jovens portadores do HIV/Aids”. Nosso primeiro passo foi um contato por e-mail com o Sr. Carlos Roberto de Castro Silva, colaborador do Nepaids, da PUC. Solicitamos informações /órgãos que pudéssemos pesquisar. Obtivemos resposta onde foi indicado o livro: “Criança e Aids Ensaios e Experiências.”
Além da indicação do colaborador tivemos o privilégio de participar do seminário organizado pelo GESSAE DST/Aids (Grupo de Estudo de Serviço Social em atendimento especializado de DST/Aids-SP). Grupo esse formado por Assistentes Sociais que trabalham no Instituto de Infectologia

Relacionados