Hiv, hcv e hbv para dentistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Maria Paula Jacobucci Botelho[1]

O trabalho na área da saúde traz consigo o risco constante à exposição a diversos agentes infecciosos. Embora este conhecimento seja antigo, somente com a epidemia da AIDS foram criadas medidas mais eficientes visando à proteção dos trabalhadores da saúde.

Os profissionais podem se contaminar de forma direta ou indireta, através desuperfícies e objetos contaminados. Portanto, medidas de limpeza, desinfecção e esterilização, bem como a prática de higienização das mãos devem ser incorporadas à rotina diária de trabalho. Dentre os agentes que merecem atenção especial no ambiente odontológico, destacam-se os vírus das hepatites B e C e o HIV.

AIDS

Embora os primeiros relatos da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) tenhamsido publicados em 1981, nos Estados Unidos (RACHID; SCHECHTER, 2008), a comprovação mais antiga foi confirmada pela presença do HIV em amostras de sangue africano datadas de 1950 (BRISTOL-MYERS SQUIBB) na fase que pode ser denominada de fase silenciosa da aids, em que o vírus disseminou-se em silêncio (BASÍLIO-DE-OLIVEIRA, 2005). O período seguinte, denominado como o da descoberta, vai de 1981 até1985, quando o vírus foi descoberto, as formas de transmissão elucidadas e comportamentos foram descritos como de risco. O terceiro período histórico na evolução da pandemia, denominado de mobilização global, teve início em 1985 com a Primeira Conferência Internacional sobre Aids e caracterizado por novas políticas e estratégias para o diagnóstico, controle e tratamento da doença(BASÍLIO-DE-OLIVEIRA, 2005).

A identificação do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi feita em 1983 por pesquisadores franceses (BASÍLIO-DE-OLIVEIRA, 2005) – trata-se de um vírus RNA que se caracteriza pela presença da enzima transcriptase reversa, que permite a transcrição do RNA viral em DNA (daí o nome retrovírus - RNA transcrito / copiado de volta no DNA da célula), que pode então se integrar aogenoma da célula do hospedeiro, passando a ser chamado de provírus (RACHID; SCHECHTER, 2008). Pertence à subfamília Lentiviridae, que tem como característica a ação lenta, levando a um curso gradual das doenças que causam (BRISTOL-MYERS SQUIBB).

Existem oficialmente dois tipos de HIV: HIV - 1 e HIV -2, embora se admita a existência de diferentes cepas do vírus. O vírus HIV - 1 é o causador daepidemia mundial da aids e pode ser dividido em três grupos: M, O e N. O grupo M é o mais abundante no mundo e evoluiu gradativamente para formar subtipos que vão de A a J. No Brasil encontramos o subtipo B como o predominante (80% das infecções), sendo que o subtipo 2 é encontrado na África subsaariana (BRISTOL-MYERS SQUIBB).

A transmissão do HIV pode se dar por via sexual (principal), por meioda inoculação de sangue e derivados, e da mãe infectada para o concepto. Algumas práticas aumentam as chances de transmissão do vírus, como a presença de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. A transmissão da mãe para o filho (transmissão vertical) pode ocorrer durante a gestação, no momento do parto e durante a amamentação. Vários estudos indicam que as chances de que ocorra atransmissão vertical aumentam à medida que aumenta a imunodeficiência da mãe. Também há estudos que indicam maior probabilidade de transmissão durante o parto se a carga viral plasmática da mãe estiver alta, estando ou não tomando medicação antirretroviral (RACHID; SCHECHTER, 2008). Weng et al. (1998) relataram que grande proporção de transmissão vertical do HIV ocorre durante o último trimestre de gestaçãoou durante a passagem pelo canal do parto.

Dados do Ministério da Saúde (BRASIL, 2007a) referem que cerca de 35% dessas transmissões ocorrem durante a gestação, 65% no periparto e que há um risco acrescido de transmissão através do aleitamento materno de 7% a 22% por exposição (mamada).

As principais células infectadas pelo vírus HIV são os linfócitos T-helper que contêm a molécula...
tracking img