hit medevalindividual

748 palavras 3 páginas
Curso de Licenciatura em História

Raimundo José de Jesus Santos

COMPLEMENTAÇÃO DO TEXTO
¨ O ANO MIL¨

Salvador-Ba
2011

Raimundo José de Jesus Santos

Raimundo José de Jesus Santos

Salvador – BA 2011

.

Constata-se com grande clareza quão grande influência possuía á igreja, visto que no texto O ano mil, o autor enfatiza o temor das pessoas com a aproximação da passagem do jubileu de Cristo, diante das profecias divinas que estavam por se concretizar.

Interessante pontuar o porquê deste poderio religioso alcançado pela santa igreja. Em virtude da decadência do império romano e invasão dos povos bárbaros, esta foi a única instituição que conseguiu sobreviver perante as transformações existentes, fazendo alianças com o povos germânicos e já no século III quando o Imperador Constantino tornou o cristianismo uma religião livre de perseguições e em380, quando o Imperador Teodósio transformou o cristianismo em religião oficial do império. Assim constituindo-se na instituição mais poderosa do medievo.

Este período de queda do comercio e ruralização da população o que se constituía de valor era a terra e a santa igreja possuía um terço das terras daquela época, as bibliotecas com os livros e os monges copistas, portanto não se podia questionar o seu poderio. Assim consolida-se o poder religioso, pois tudo que acontece é conforme a vontade de DEUS, o mosteiro é o abrigo da santidade onde não existia guerra e maldade, onde as doações eram guardadas e todo e qualquer bem era guardado transformando-se num espécie de banco, pois ali era o único local seguro.
Portanto nesta época as cidades eram escassas, Roma e Paris eram as maiores, os homens dos anos mil dividiam-se entre a guerra e a paz, entre a cruz e a espada, entre o céu e a terra, os castelos e as igrejas

Relacionados