História do Pesamento Contábil - Resenha

873 palavras 4 páginas
UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTÁBIL
ALEX OLIVEIRA

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE COMO RAMO DO CONHECIMENTO

JOÃO PESSOA/PB
15/10/2013
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE COMO RAMO DO CONHECIMENTO

1. A Origem da Contabilidade
Segundo Schmidt a contabilidade não nasceu com o Frei Luca Pacioli, tendo em vista as descobertas arqueológicas que evidenciam a origem pré-histórica dela. Com início da urbanização, gerou-se a classe governante que cobrava impostos e controlava a riqueza através de escribas treinados nos templos. Houve o surgimento dos pictogramas, que é considerado o início da escrita, o qual evoluiu para os sons e adquiriu formas e significados. Na Mesopotâmia escrevia-se com estilete em forma de cunha, dando origem assim a escrita cuneiforme e aos numerais. Desde então existiram outros desenvolvimentos na escrita, porém foi no século XV que veio a imprensa que foi o marco final da época da contabilidade apenas empírica.
2. O Desenvolvimento da Contabilidade como Ramo do Conhecimento
Segundo Melis existem quatro grandes períodos:
I – Mundo Antigo: até 1202;
II – Sistematização: de 1202 à 1494;
III – Literatura: de 1494 à 1840;
IV – Científico: de 1840 até atualmente.

A Contabilidade no Mundo Antigo
A escrituração contábil nasceu antes da escrita na antiga Suméria, e nasceu de forma tão impressionante que é equiparável a contabilidade usada hoje em dia. No Egito houve uma grande evolução na contabilidade, pois a escrituração erabaseada em moeda e medidas de valor.
A Contabilidade na era da Sistematização Entre 8000 e 3000 a.C., foram encontradas fichas de barro estas eram usadas para contabilizar carneiros surgindo assim o método das partidas dobradas. Depois acrescentou-se o envelope que guardava as fichas de barro. As partidas dobradas só foi aplicada ao comércio em 1250, a qual foi possível através da impressão de livros e o desenvolvimento do

Relacionados