Historico bairro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=501
Colônia Oliveira Machado, bairro de Manaus
O bairro Colônia Oliveira Machado, localizado na zona sul da cidade, existe desde o tempo em que o Amazonas era apenas uma província.

Inicialmente denominada Tapera dos Manaós, o bairro permaneceu por muito tempo como uma comunidade do Educandos, naquela época chamado deEducandos dos Artífices.

A colônia foi aberta por Joaquim de Oliveira Machado, vigésimo-nono presidente da Província do Amazonas, em 1889, tendo sido ocupada inicialmente por portugueses e espanhóis.

O local era uma paradisíaca estância formada por chácaras e sítios, com centenas de castanheiras, plantadas onde hoje se encontram a feira da Panair e a avenida Presidente Kennedy, até as margensdo rio Negro, lembra a dona de casa Nilda Rodrigues de Oliveira, 72 anos, que nasceu e se criou na Colônia Oliveira Machado.

Possui uma superfície de 146,428 hectares e faz fronteira com os bairros Santa Luzia, Educandos, Morro da Liberdade, São Lázaro, Crespo e estende-se até a Vila Buriti.

Apresenta grande contraste social, sendo uma grande área comercial, com indústrias de grande porte,vila militar pertencente à Marinha do Brasil, serviços de aviação pertencente à Base Aérea de Manaus, tendo como cartão postal o campo de pouso do Ponta Pelada, por muitos anos o aeroporto oficial da cidade.

Sua extensa área comporta postos de gasolina, terminal de container e estaleiros, gerando empregos diretos e indiretos.

É possível observar um constante movimento de carretas e estivadoresno local. Nos anos 60, no primeiro governo de Gilberto Mestrinho começou a venda de terrenos no bairro.

Geral


E


Educandos, bairro de Manaus
A história do bairro do Educandos inicia oficialmente no ano de 1856 quando o presidente da província do Amazonas, João Pedro Dias Vieira, resolver criar, através da Lei nº 60, de 21 de agosto desse ano, o estabelecimento dos EducandosArtífices, na época um modelo avançado de educação profissionalizante, que estava sendo aberto em todo o Brasil. A população da cidade de Manaus não era superior a 400 habitantes e o local escolhido para funcionar a nova escola foi o prédio da Olaria Provincial, que havia acabado de ser concluído, localizado numa ilha na outra margem do igarapé da Cachoeirinha, como era conhecido o igarapé do Educandos. Alocalidade permanece por muito tempo possuindo apenas a escola, até que o governador Fileto Pires Ferreira, que governou o Estado de 1896 a 1898, resolve distribuir as terras das margens do rio Negro às famílias abastadas de Manaus, criando inúmeras fazendas na ilha onde está localizado o Educandos. O local só ganha aspecto de comunidade quando, em 1901, o governador da época, Silvério José Nery,manda abrir as seis primeiras ruas do bairro, nomeadas de Norte- Sul 1,2 e 3, cortadas pelas Leste- Oeste 1,2 e 3. As ruas Leste-Oeste foram abertas acompanhando os mesmos traçados das ruas de Manaus, obedecendo, conforme argumenta Cláudio Amazonas, um modelo avançado de urbanização. No ano de 1907, o bairro passa a se chamar oficialmente de Constantinópolis, através do Decreto nº 67, de 22 dejulho. Esta denominação foi sugerida pelo superintendente municipal, coronel José da Costa Monteiro Tapajós, como forma de homenagear o governador Antônio Constantino Nery (1904-1907). Somente no ano seguinte, as seis ruas do Educandos ganharam as denominações atuais. Indústria e comércio variados No ano de 1928, membros da Sociedade Sportiva Beneficente de Constantinópolis abrem, com equipamentosrudimentares e recursos próprios, a estrada de Constantinópolis, que hoje é avenida Leopoldo Peres, saindo da Baixa da Égua até a Boca do Emboca, antiga entrada do atual bairro de Santa Luzia. Enquanto abriam a estrada, os membros da sociedade reivindicavam a construção de uma ponte ligando o novo bairro à cidade de Manaus. Eles foram atendidos no mesmo ano, com a inauguração, pelo governo do...
tracking img