Historias do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCCOLA DE ENFERMAGEM DE VALENÇA
DICIPLINA: Psicologia
SEMESTRE: 1 Semestre
DOCENTE: Gabrielle Sena Luz
COMPONENTES: INGRID VIANA, JAQUELINE DE JESUS, ELINEIDE ALMEIDA

Trabalho do Estudo Dirigido

(Capitulo 3-Behaviorismo)

1-Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessatendência teórica?
Resposta=O fundador foi John B. Wastso, em artigo publicado em 1913, que apresentava o titulo “Psicologia”: como os behavioristas a vê em. O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, pra para denominar essa tendência teórica, usam behaviorismo e, Analise do Comportamento.
2-Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?Resposta=Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi desde Wasto modificado o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como um ação isolada de um sujeito, mas, sim , como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde seu “fazer” acontecer.
3-Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
Resposta=O homem começa a ser estudado a partir desua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.
4-Qual é o mais importante teórico do Behaviorismo?
Resposta=O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B. F. Skiner (1904-1990). O behaviorismo de Skiner tem influenciado muitos Psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração.
5-O que é comportamentoreflexo ou respondente? Dê exemplos.
Resposta=O comportamento reflexo ou respondente são interações estímulos resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”. Mas interações desse tipo também podem ser provocadas por estímulos que, originalmente, não eliciavam resposta emdeterminado organismo. Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos iliciadores podem, em certas condições, eliciar repostas semelhantes às destes. A essas interações chamamos também de reflexos, que agora são condicionados devido a uma historia de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.
6-Como o comportamento respondente pode sercondicionado? Dê exemplos.
Resposta=No inicio dos anos 30, na Universidade de Harvird (Estado unidos), Skiner começou o estudo do comportamento justamente pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o fundamento para descrição das interações indivíduos-ambiente O desenvolvimento de seu trabalho levou-o a teorizar sobre um outro tipo de relação do individuo com seuambiente, a qual viria a ser uma nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante. Esse tipo se caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.
7-Oque é comportamento operante? Dê exemplos.
Resposta=O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana- dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos maissofisticados, apresentados pelo adulto. Como nos diz Keller, o comportamento operante “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa, dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor”. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, que direta, quer indiretamente.
8-Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.
Resposta=Taisexperimentos puderam fazer afirmações sobre o que chamaram de leis comportamentais. Um ratinho, ao sentir sede em seu habitat certamente manifesta algum comportamento que lhe permita satisfazer a sua necessidade orgânica. Esse comportamentos foi aprendido por ele e se mantém pelo efeito proporcionado: saciar a sede. Assim, se deixamos o ratinho privado de água durante 24 horas, ele certamente...
tracking img