HISTORIADA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:

1125 palavras 5 páginas
FACULDADE DO PANTANAL - FAPAN
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM LIBRAS
Disciplina: Fundamentos da Educação Inclusiva
Professor Me. Luciano Osmar Menezes
Alunos: Elisângela Macedo da Silva das Neves & Odair das Neves Silva

HISTORIADA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:
Cada período foi constituído com valores, atitudes concepções, visões, metáforas, imagens, conotações predominantes contextos social em que a pessoa com deficiência está inserida.
a) Idade antiga: etapa do extermino 3.500 a.c à 476 d.c neste período pessoa com deficiência era exterminados ou abandonada.
b) Idade média: etapa filantrópicas 476 d.c à 1453 d.c as pessoas com deficiências eram deixado em entidades filantrópicas devido a influência do cristianismo.
c) Idade moderna; etapa cientifica 1453 d.c à1789 d.c na idade moderna a pessoa com deficiência passaram a ser tratados com médicos e especialista devido a desenvolvimento da ciência.
d) Idade contemporânea 1789 d.c aos dias de hoje.
Começa a se implantar a inclusão, porque as pessoas com deficiências passam a ser vistas como capazes de realizar algumas atividades. Mas tudo a seu tempo veja:
Os anos 60 a 80 foram chamados; etapa da integração dá-se inicio a individualização, normalização e a integração, mas isso só é consolidado na década de 70 a 80 aqui inicia-se um trabalho com o aluno com deficiência fora do contexto social, para depois de ‘pronto’ buscar integrá-lo na sociedade. Nos anos 90 início da inclusão. A Escola e Educação buscam apoio para trabalhar a diferença, sem tirá-la do contexto social e começa a se pensar na estrutura educacional existente e voltamos a história:
Em 1854 - Problema Médico: Dom Pedro II funda o Imperial Instituto dos Meninos Cegos no Rio de Janeiro, mas sem se preocupar com a aprendizagem, já em 1954 cem anos depois é fundada uma instituição (APAE = Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) responsável pelo ensino especial.E só em 1961 a LDB inova passa a garantir o direito das crianças

Relacionados

  • em que medida educar significa civilizar?
    196025 palavras | 785 páginas