Historia, Vestimentas e etc..... Boi Bumba

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
História
Manifestações culturais e religiosas em torno da figura do boi existiram em diversas culturas antigas pelo mundo. A festa do bumba meu boi surgiu no nordeste do país.
Sobre o surgimentodessa festa, foram criadas lendas, mas todas sem qualquer fundamento histórico. Uma dessas lendas em torno de seu surgimento diz que essa festa surgiu no Estado do Piauí, pois a região onde hoje sesitua o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado.
Porém, o único fato conhecidamente certo sobre a história do surgimento dessa festa é ode um episódio ocorrido no período da dominação holandesa no estado de Pernambuco, mais precisamente em Recife. Esse acontecimento é denominado de episódio do Boi Voador, e que, a partir daí, teriaevoluído para uma lenda com uma história mais elaborada tal como é hoje.
Seu primeiro registro ocorre num jornal do Recife, no ano de 1840.
Mas é no Estado do Maranhão que o bumba meu boi tem sidomais valorizado em todo o nordeste e, dali, passou a ser exportado para o Estado do Amazonas com o nome de boi-bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão conhecer o famoso FestivalFolclórico de Parintins, realizado desde1965.
O que é o bumba-meu-boi
O bumba-meu-bio é um folguedo brasileiro muito tradicional, típico da região nordeste do Brasil. Teve início no século XVIII,misturando aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena.

Esta festa folclórica ocorre nas ruas do mês de novembro até 6 de janeiro (noite de reis).

Ela consiste numa dança acompanhada por músicaregional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão domato e o valentão. Muitas pessoas, moradores de ruas por onde ele passa, vão acompanhando o boi-bumbá vestidos com trajes de vaqueiro.

Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do bumba meu boi
  • Boi bumbá
  • Bumba Meu Boi
  • bumbá meu boi
  • Bumba meu boi
  • boi bumba
  • O BOI BUMBÁ
  • Bumba meu boi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!